Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2011

Comandante norte-americano da Otan no Afeganistão transmite
David Petraeus transmitiu, nesta segunda-feira (18), o cargo John Allen. General irá assumir a liderança CIA.
Comandante norte-americano da Otan no Afeganistão transmite
Foto: g1

O general David Petraeus, comandante norte-americano das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, transmitiu oficialmente nesta segunda-feira (18) seu cargo a John Allen, um general americano que fez sua reputação no Iraque, estabelecendo alianças com líderes sunitas.

A cerimônia de entrega de comando aconteceu em Cabul, poucas horas depois de um conselheiro chave para o presidente afegão, Hamid Karzai, ser morto.

Depois de passar um ano como chefe da coalizão, Petraeus deixa o Afeganistão para assumir a liderança da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), onde irá substituir Leon Panetta que, por sua vez, foi nomeado secretário da Defesa.

O general parte em um momento crítico para o Afeganistão, depois do início, no domingo (17), de um processo de transição na qual a Otan passará progressivamente a responsabilidade da segurança do país para as forças afegãs.

Ao mesmo tempo, a coalizão iniciou a retirada de suas forças combatentes, considerada como a transição que terminará ao final de 2014.

David Petraeus, considerado o arquiteto da estratégia dos EUA no Iraque, substituiu, em junho de 2010, a direção da coalizão no lugar do general Stanley McChrystal, expulso depois que a imprensa publicou declarações criticando o presidente Barack Obama que lhe foram atribuídas.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir