Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-07-2011

Desemprego fica em 6,2% em junho, mostra IBGE
Essa � a menor taxa para o m�s desde o in�cio da s�rie hist�rica, em 2002.
Desemprego fica em 6,2% em junho, mostra IBGE
Foto: G1

A taxa de desemprego nas seis regi�es metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE) ficou em 6,2% em junho, segundo mostra levantamento divulgado nesta ter�a-feira (19). A taxa de junho � a menor para o m�s desde o in�cio da s�rie, que teve in�cio em mar�o de 2002. Em maio, a desocupa��o ficara em 6,4%. No mesmo per�odo do ano passado, a taxa fora de 7%.

O contingente de desocupados somou 1,5 milh�o e ficou est�vel sobre maio. Em rela��o a junho do ano passado, registrou queda de 10,4%. A popula��o ocupada atingiu 22,4 milh�es de pessoas e n�o teve varia��o sobre maio. Na compara��o com com junho do ano passado, foi verificadaalta de 2,3%.

"Apesar do resultado positivo em junho, a gente ainda n�o conseguiu atingir o ritmo de crescimento que t�nhamos antes da crise financeira do final de 2008"", disse Cimar Azeredo, gerente da Coordena��o de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Quanto aos trabalhadores com carteira assinada no setor privado, o contingente chegou a 10,8 milh�es e tamb�m n�o apresentou varia��o significativa sobre o m�s anterior. J� em rela��o ao mesmo per�odo do ano passado, a alta foi de 6,2%.

A taxa de desocupa��o n�o registrou varia��es significativas nas regi�es metropolitanas na compara��o com maio de 2011. Frente a junho de 2010 foram registradas quedas em Recife (2,5 pontos percentuais), Salvador (1,8 ponto percentual) e em S�o Paulo (0,8 ponto percentual):

Considerando as regi�es metropolutanas, na an�lise mensal, a quantidade de desocupados n�o apresentou varia��o em nenhuma delas. J� na compara��o anual, foi registrada queda em Recife (28,7%) e Salvador (15,3%).

Sal�rio
O rendimento m�dio real habitual dos trabalhadores ocupados ficou em R$ 1.578,50, o valor mais alto para o m�s de junho desde 2002, registrando aumento de 0,5% sobre maio e de 4% sobre junho de 2010.

Na an�lise por regi�es, o sal�rio m�dio real subiu em Salvador (2,0%), Belo Horizonte (5%), S�o Paulo (1,2%) e Porto Alegre (2,4%). Na contram�o, teve recuo de 3,4% no Rio de Janeiro e ficou est�vel em Recife. Na compara��o com junho do ano passado, foi registrado aumento em Salvador (4,7%), Belo Horizonte (9,2%), Rio de Janeiro (5,4%), S�o Paulo e Porto Alegre (2,5%). A queda foi vista em Recife (- 0,4%).

Em rela��o aos tipos de atividade, o maior aumento nos sal�rios, sobre junho de 2010, de 9,8%, partiu de servi�os dom�sticos e outros servi�os (alojamento e alimenta��o, transporte, armazenagem e comunica��es, limpeza urbana, atividades associativas, recreativas, culturais e desportivas, e servi�os pessoais).

Na classifica��o por categorias de posi��o na ocupa��o, a maior alta no rendimento m�dio real partiu dos empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (12,3%).

Desemprego fica em 6,2% em junho, mostra IBGE
Essa � a menor taxa para o m�s desde o in�cio da s�rie hist�rica, em 2002.
Sal�rio m�dio real ficou em R$ 1.578,50, tamb�m recorde para junho.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir