Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2011

Procurador solicita investigação criminal sobre explosões em
Técnicos vistoriam bueiro da Light após explosão em rua de Botafogo
Procurador solicita investigação criminal sobre explosões em
Foto: odia.terra.com.br

Rio - O Ministério Público Estadual recebeu ofício, nesta terça-feira, para que sejam investigadas, criminalmente, as recentes explosões em bueiros na cidade. Com base nas notícias veiculadas na imprensa sobre os incidentes que vêm colocando em risco a vida da população, o órgão pretende apurar melhor os fatos e punir os responsáveis.

Na manhã da última segunda-feira, um bueiro explodiu na rua Camuirano, na esquina com a Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul. O acidente deixou um homem ferido, além de ter danificado uma moto, a vitrine de um sapataria e de ter trincado os vidros das janelas de um prédio até o quarto andar.

O impacto deixou em pedaços a tampa de ferro da Light, lançada a 3 m de altura. A sapataria Holli Day, no térreo do prédio, parecia ter sido alvo de uma bomba: parte do letreiro da loja caiu na calçada e diversos pares de sapato ficaram jogados no chão. O prejuízo foi de R$ 5 mil. O deslocamento do ar arrancou até retrovisor do carro estacionado e jogou a moto para o alto.

"Acho que estava em cima do bueiro ou quase. Explodiu de uma hora para outra", contou o ajudante de pedreiro Rodrigo dos Santos, 26 anos, que fraturou a mão esquerda e está internado em clínica particular, paga pela Light.

Peritos do Instituto Carlos Éboli detectaram, após realização de perícia no local, presença de gás na rede subterrânea local. Por conta da análise, foi solicitado que o isolamento da área continue até que o problema seja sanado.

Light escapa de multa pois juiz não ratificara acordo

Apesar das explosões, a Light não terá que pagar a multa de R$ 100 mil, como prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa. A decisão só passa a valer após o Tribunal de Justiça publicar no Diário Oficial a homologação do termo, o que deve acontecer segunda-feira.

Já a CEG, mesmo que seja culpada pelo incidente, sairá ilesa dessa multa também, pois não assinou o TAC. A empresa foi suspensa da ação civil pública a pedido do Ministério Público, que alegou estar negociando com a concessionária.

Nesta segunda-feira, segundo a Light, foi detectado gás em níveis explosivos em instalações subterrâneas que ficam próximas ao local onde ocorreu uma das explosões. A CEG confirmou a informação, mas disse que, após análises laboratoriais, ficou constatado que o gás não é canalizado. A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) afirmou que vai investigar a explosão.

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir