Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 19-07-2011

Cuidado! Pipas e Rede Elétrica não Combinam
No período de férias há um aumento no índice de desligamento de energia elétrica por conta das pipas
Cuidado! Pipas e Rede Elétrica não Combinam
Foto: Antonio Rezende - http://br.olhares.com

EDP Escelsa alerta sobre os perigos de soltar pipas perto da rede elétrica

No período de férias há um aumento no índice de desligamento de energia elétrica por conta das pipas

Marataízes, 19 de julho de 2011 – Férias, para muitas crianças, é sinônimo de pura diversão e entre as brincadeiras favoritas está empinar pipas. O que muitas delas não sabem é que um passatempo aparentemente inocente pode se tornar perigoso sem os devidos cuidados. São nos meses de férias que ocorrem os índices mais altos de interrupção no fornecimento de energia elétrica ocasionados por incidentes envolvendo pipas.

Em 2010, do total de interrupções de energia ocasionadas por pipa em todo o Espírito Santo, 57% ocorreram na Grande Vitória. Somente na temporada de férias, período que corresponde a janeiro, junho, julho e dezembro, as pipas foram as responsáveis por quase metade dos desligamentos verificados nos 12 meses do ano.

Para atenuar os transtornos causados à população, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, alerta sobre os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica. Para que a brincadeira termine de forma saudável e sem nenhum acidente é importante que as crianças busquem locais descampados e longe da fiação.

Caso essa recomendação não seja seguida e uma pipa fique presa nos fios, não se deve, de forma alguma, tentar retirá-la utilizando materiais condutores de energia elétrica, como madeiras e barras metálicas. Além de provocar o desligamento da rede elétrica, com prejuízo a todas às residências no entorno, esta ação pode causar um grave acidente.

A EDP Escelsa também lembra que usar um "lança-gato", ou seja, uma pedra presa a uma linha pode ser fatal. Um acidente causado por choque elétrico pode deixar sequelas graves, como queimaduras, e, em casos mais extremos, causar a morte.

Outra recomendação importante é não utilizar materiais condutores de energia elétrica na confecção das pipas e rabiolas, como madeira e as fitas VHS ou cassete. Estes materiais, em contato com a rede, podem provocar um curto, já que os circuitos possuem um dispositivo de segurança contra a intervenção de objetos. Outra prática perigosa, e que também contribui para danos à rede, é o uso do cerol, uma mistura de pó de vidro com cola. O composto cortante pode transformar uma simples linha de papagaio em um material condutor de energia e, assim, provocar um choque elétrico se entrar em contato com a rede, além de ser um risco para motociclistas e pedestres.

A EDP Escelsa ainda alerta que é terminantemente proibido invadir as Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) para recuperar os papagaios.

Sobre a EDP Escelsa- A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,21 milhão de unidades consumidoras, em 70 municípios capixabas.

Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

    Fonte: Fernanda Lozer|A4 Comunicação|27 3348.4921 direto | 27 3348.4927 Fax | Cel. 27 9849.9904 | [email protected]
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir