Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-07-2011

Chuva diminui no RS, mas mais de 110 mil têm prejuízos
Pelo menos 19 mil pessoas continuam fora das casas devido às chuvas. Governo apura se mulher levada pela água seria 2ª vítima da enchente.
Chuva diminui no RS, mas mais de 110 mil têm prejuízos
Foto: g1

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 15 de julho diminuíram neste fim de semana, segundo a Defesa Civil do estado. O último balanço do órgão apontava que pelo menos 110,3 mil pessoas tiveram prejuízos com as enchentes e inundações, que fizeram com que milhares de pessoas deixassem suas casas no estado.

Até esta segunda-feira (25), pelo menos 17 cidades haviam decretado situação de emergência no estado. E chega a mais de 19 mil o número de pessoas que continuava fora de casa pelas enchentes: são 12,9 mil desalojados e outros 6.373, desabrigados.

A expectativa é que, com a diminuição das chuvas, as famílias possam voltar para suas casas. Um novo balanço deve ser divulgado pela Defesa Civil até o fim do dia.

Em Uruguaiana, o Rio Uruguai sobe, diz a Defesa Civil. Em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, 12 famílias estão desabrigadas e outras 100, desalojadas.

O Rio dos Sinos continua 4 metros acima do normal e a expectativa é de que ele comece a baixar.

Morte
Os órgãos do governo divulgaram mais uma morte que supostamente teria sido provocada pelas chuvas. É a segunda contabilizada no estado desde a semana passada.

Em Nova Santa Rita, também na região metropolitana da capital gaúcha, uma mulher de 40 anos foi arrastada pela correnteza quando dava comida a porcos. A Defesa Civil diz que não pode confirmar se a morte foi em decorrência da chuva, pois aguarda laudo conclusivo e que havia informações de que outros fatores poderiam ter interferido no caso.

Na quinta-feira (21), a Defesa Civil já havia confirmado a localização do corpo de um agricultor de 41 anos que estava desaparecido em Santo Augusto, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ele é considerado a primeira vítima das chuvas no estado e teria sido arrastado pela correnteza quanto tentava atravessar um riacho que, devido à grande quantidade de chuvas, está acima do nível normal.

Entre as cidades mais afetadas estão Novo Tiradentes, Arvorezinha, Bom Princípio, Arvorezinha, Itapuca e Encantado. Nesta última, que fica a 141 km da capital do estado, 12.500 moradores de 12 bairros foram afetados pelo transbordamento do Rio Taquari. Desmoronamentos foram registrados em Parobé, que fica a 79 km de Porto Alegre, mas não houve registro de feridos.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir