Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-07-2011

Dilma participa da posse de Ollanta Humala no Peru
Dilma durante recep��o a Ollanta Humala em junho no Pal�cio do Planalto
Dilma participa da posse de Ollanta Humala no Peru
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presid�ncia

D�bora Santos

A presidente da Rep�blica, Dilma Rousseff, participa nesta quinta-feira (28), em Lima, no Peru, da cerim�nia de posse do presidente Ollanta Humalla, eleito em junho do ano passado.

Apenas quatro dias ap�s a elei��o, o nacionalista peruano se reuniu com a presidente Dilma, em Bras�lia, e afirmou que os programas sociais brasileiros s�o um "modelo" para seu governo.

"� o primeiro pa�s que estamos visitando na condi��o de presidente eleito, e a mensagem � que o Brasil � s�cio estrat�gico, s�cio importante. [...] Reconhecemos que o Brasil � um modelo exitoso que obteve crescimento econ�mico com estabilidade macroecon�mica e inclus�o social", afirmou Humala na ocasi�o.

A cerim�nia de posse de Humala � a primeira da qual a presidente Dilma participa desde o in�cio do mandato, em janeiro. A programa��o em Lima come�a na manh� desta quinta com os cumprimentos dos chefes de Estado ao novo presidente do Peru. O juramento e o discurso de Humala no Congresso peruano est�o previstos para as 10h, no hor�rio de Lima (12h no hor�rio brasileiro).

Na capital peruana, Dilma participa tamb�m de um almo�o oferecido pelo novo presidente aos chefes de estado, na resid�ncia oficial. A presidente brasileira, que desembarcou em Lima na noite de quarta (27), voltar� ao Brasil ainda na quinta-feira.

O Peru � o terceiro maior em territ�rio da Am�rica do Sul e a prote��o da fronteira com o Brasil (nos estados de Amazonas e Acre) � um dos temas de interesse entre os dois pa�ses.

No in�cio de junho, o governo brasileiro anunciou um plano para combater o narcotr�fico, o contrabando e o tr�fico de pessoas nas fronteiras. Para isso, o governo Dilma pretende tra�ar planos conjuntos com autoridades peruanas, venezuelanas, bolivianas, colombianas e paraguaias.

O foco da visita de cortesia de Dilma ao Peru � a festa de posse de Humala, portanto, n�o haver� reuni�es bilaterais, nem discursos, segundo o Itamaraty. A comitiva da presidente brasileira ser� integrada pelos ministros das Rela��es Exteriores, Antonio Patriota, da Secretaria de Comunica��o, Helena Chagas e pelo assessor especial da Presid�ncia para Assuntos Internacionais, Marco Aur�lio Garcia.

Dilma participa da posse de Ollanta Humala no Peru
Novo presidente do Peru foi eleito em junho de 2010.
Humala disse que Brasil � �modelo� em programas sociais.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir