Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-08-2011

Conservador Mauricio Macri foi reeleito em Buenos Aires
Não foi um resultado inesperado, mas deu novo fôlego à oposição na Argentina.
Conservador Mauricio Macri foi reeleito em Buenos Aires
Foto: www.publico.pt

Não foi um resultado inesperado, mas deu novo fôlego à oposição na Argentina. O candidato Mauricio Macri, do partido conservador Proposta Republicana, foi reeleito para um segundo mandato à frente da autarquia de Buenos Aires na segunda volta das eleições locais realizadas no domingo. Deixou para trás, e com uma vantagem de cerca de 30 por cento, o candidato apoiado pelo Partido Justicialista da Presidente Cristina Kirchner, Daniel Filmus.

Macri, um empresário de 52 anos que chegou a ser apontado como candidato presidencial mas optou por investir na sua reeleição em Buenos Aires, obteve 64,3 por cento dos votos, enquanto Filmus, sociólogo de 56 anos e antigo ministro da Educação, alcançou 35,7. E ainda que estas eleições locais não possam ser consideradas um espelho do que acontece a nível nacional – as sondagens para as eleições de 23 de Outubro dão uma vantagem confortável a Cristina Kirchner – vários analistas consideram que este resultado altera o cenário político. "Começa a ganhar forma a ideia de que não é assim tão claro que a vitória de Kirchner seja inevitável", disse à Reuters a analista Graciela Romer.

O líder da autarquia de Buenos Aires já tinha derrotado Daniel Filmus nas eleições de 2007, mas desta vez a sua vantagem aumentou cerca de 3 por cento, depois de, na primeira volta disputada a 10 de Julho, quase ter conseguido os 50 por cento dos votos necessários para evitar uma nova votação (obteve 47 por cento).

A derrota do Partido Justicialista (centro-esquerda) em Buenos Aires, que se seguiu a outra derrota na província de Santa Fé onde o candidato do partido no poder ficou em terceiro lugar, também aconteceu em 2007 e isso não impediu Cristina Kirchner de ser eleita Presidente com 46 por cento dos votos. De acordo com a legislação argentina, um Presidente pode ser eleito com 40 por cento dos votos desde que haja uma vantagem de 10 por cento em relação ao segundo candidato mais votado.

Kirchner telefonou a Macri para o felicitar pela vitória, um gesto que o líder da autarquia de Buenos Aires agradeceu publicamente. A reeleição de Kirchner para a Casa Rosada começará a ser decidida nas primárias marcadas para o próximo dia 14 de Agosto. Nessa altura os argentinos irão votar nos candidatos dos vários partidos, que apenas apresentam um candidato presidencial, o qual terá de alcançar, pelo menos, 1,5 por cento dos votos para poder disputar as eleições.

Enquanto a actual Presidente será a candidata pelo partido no poder, a oposição apresentará diversas opções. Um dos candidatos melhor posicionados nas sondagens é o congressista Ricardo Alfonsín, filho do antigo chefe de Estado Raúl Alfonsin (1983-1999), que se aliou a uma facção do peronismo que se opõe a Kirchner. E entre os candidatos da oposição estarão também o ex-presidente e peronista dissidente Eduardo Duhalde, o socialista Hermes Binner, que é governador em Santa Fé, e Elisa Carrió, da Coligação Cívica, sublinhou o "El País". Nas eleições em Buenos Aires Macri contou com o apoio de Alfonsín e Carrió, enquanto Binner criticou tanto o Governo de Kirchner quanto a gestão do autarca de Buenos Aires.


Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir