Categoria Policia  Noticia Atualizada em 02-08-2011

Nova prisão no caso das escutas telefônicas (polícia)
Mais um funcionário de Murdoch foi detido nesta terça-feira
Nova prisão no caso das escutas telefônicas (polícia)
Foto: AFP/Arquivo, Carl Court

LONDRES — Um homem de 71 anos foi preso nesta terça-feira em Londres na investigação sobre as escutas telefônicas realizadas pelo jornal britânico News of the World de Rupert Murdoch, o que eleva para 11 o número de detenções nesse escândalo político-midiático, anunciou a polícia.

A Scotland Yard "prendeu um homem suspeito de estar envolvido na interceptação das comunicações (...) e suspeito de corrupção", segundo um comunicado da polícia, que não indica a identidade da pessoa detida.

Mas, segundo as redes de televisão Sky News e BBC, a pessoa detida seria Stuart Kuttner, ex-diretor de redação do News of the World, posto que ele deixou em 2009 após 22 anos de bons e leais serviços.

O escândalo das escutas telefônicas, que sacode o império midiático de Rupert Murdoch, provocou o fechamento em julho do News of the World, a demissão de várias pessoas ligadas ao magnata americano, e também de várias autoridades da polícia britânica e de um assessor do primeiro-ministro britânico David Cameron.

As escutas, praticadas principalmente por detetives particulares, teriam afetado até 4.000 pessoas, políticos, membros da família real e outras celebridades, além de vítimas dos atentados de 7 de julho 2005 em Londres e de uma estudantes de 13 anos, Milly Dowler, assassinada em 2002.

Durante sua audiência diante de uma comissão parlamentar em julho, Rebekah Brooks, obrigada a pedir demissão de seu posto de diretora da filial britânica do grupo Murdoch, afirmou que a direção da redação do News of the World aprovava o pagamento de detetives particulares.

Nova prisão no caso das escutas telefônicas (polícia)

Mais um funcionário de Murdoch foi detido nesta terça-feira


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir