Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2011

Mulheres fazem curso para grávidas em Semana da amamentação no ES
Semana Mundial da Amamentação dura até domingo (7), com programação em toda a capital.
Mulheres fazem curso para grávidas em Semana da amamentação no ES
Foto: Prefeitura de Vitória / Divulgação

A Semana Mundial da Amamentação será marcada por ações de orientação e incentivo ao aleitamento materno nas unidades de saúde da capital. O banco de leite do Hospital da Polícia Militar oferecerá gratuitamente um curso para gestantes, na quarta-feira (03), de 9 às 12 horas. As ações vão desta segunda (1) até domingo (7).

O tema da Semana Mundial esse ano é "Amamentação: Uma experiência em 3 D", enfatizando o aleitamento sob vários ângulos e reforçando a sua importância por meio do uso de meios de comunicação e rede sociais. A importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável do bebê será o foco de discussões que serão realizadas durante as ações realizadas nos banco de leite de Vitória que ficam no Hospital Estadual Materno Infantil de Vila Velha, Hospital Estadual Dório Silva (serra), Hospital da Polícia Militar, Santa Casa de Misericórdia e Hospital das Clínicas.

Durante toda a semana, serão realizadas atividades nas unidades de saúde, hospitais-maternidades e bancos de leite do estado, como oficinas com as mães sobre os cuidados com o bebê e dificuldades que podem ocorrer durante a amamentação; orientação nos ambulatórios de follow-up dos recém-nascidos de alto risco; exibição de vídeos; palestras e oficinas com psicólogos e fisioterapeutas.

A abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM). Segundo a referência técnica do programa de amamentação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ana Maria Rodrigues, a semana tem como objetivo divulgar e fortalecer as ações de promoção e incentivo ao aleitamento materno, desenvolvidas no diversos serviços de saúde do estado.

Aleitamento
Mamar é a primeira necessidade que todo ser humano tem ao nascer. Nos primeiros meses de vida, o seio materno é a solução para quase todos os nossos choros. O aleitamento materno traz benefícios para a mãe e o bebê, prevenindo diversos problemas de saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para o bebê se desenvolver de maneira saudável, devendo ser exclusivo até os seis meses de idade, pois o bebê não precisa de nenhum outro alimento, nem mesmo água.

Além de fortalecer o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, o leite materno previne infecções como diarréias, pneumonias e otites, reduz o risco de alergias, melhora a respiração e ajuda no desenvolvimento de dentes fortes e bonitos. A criança bem amamentada tem ainda menos chances de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão arterial e doenças cardíacas.

Para a mãe, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal após o parto, diminuindo o risco de hemorragia e anemia; auxilia na perda de peso ganho durante a gravidez e reduz o risco de canceres de mama e ovário. Entre seis meses e dois anos de idade, a amamentação deve ser complementada com alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes amassados ou em pedaços, de acordo com a idade da criança.

A fonoaudióloga do Himaba, Janaína Alencar Nunes, não recomenda o uso de mamadeiras e chupetas, pois elas geram a chamada confusão de bico. A criança que usa chupeta ou mamadeira pode sentir dificuldades em pegar o peito e ter problemas na dentição e na fala, ressalta.

Para as mães com dificuldades na amamentação, a orientação é procurar um dos bancos de leite do estado ou a unidade de saúde onde o pré-natal foi realizado. Aquelas que apresentam fissuras no seio, devem tratá-las apenas com o próprio leite, que é um ótimo cicatrizador.

Três dicas para ter sucesso na amamentação
1 - É importante que o bebê faça a "pega" correta do seio. Ele não pode abocanhar só o bico, mas deve pegar toda auréola.
2 - É importante fazer massagens na mama para evitar que fique endurecida ou "empedrada", como muitas mães dizem.
3 - Se o bico do peito rachar a mãe pode passar o próprio leite materno, que é um ótimo cicatrizador. Também é importante pegar sol nos seios e passar bucha durante o banho, para deixar a fina pele do bico mais grossa um pouco.

Programação
US Bairro da Penha - Nesta segunda (1) às 14 horas, as gestantes de Bairro da Penha poderão assistir ao vídeo "Amamentação na Primeira Hora de Vida", no auditório da unidade de saúde. Dias 2, 3 e 4 - às 7 horas, a exibição de vídeos terá continuidade sendo exibido também para o grupo de hipertensão e diabetes.

US Resistência - De segunda (1º) até sexta (5) - Exposição de cartazes educativos sobre o tema na recepção. Na tarde desta quarta-feira (03) ocorrerá uma sala de espera com gestantes antes da consulta pré-natal.

US Santo André - Nesta terça-feira (02), a partir das 8h30 os agentes comunitários de saúde vão declamar um jogral e haverá uma palestra sobre a semana da amamentação às 9 horas. Na quinta-feira (04) e sexta-feira (05), a unidade dará continuidade ao ciclo de palestras, com a entrega de prêmios e de certificado no último dia do encontro.

US Andorinhas - Nesta quarta-feira (03) e quinta-feira (04), a equipe de enfermagem e odontologia fará uma ação educativa sobre aleitamento materno voltada para as gestantes e mulheres em idade fértil da comunidade.

US Santa Martha - Na quinta-feira (04), a partir das 14 horas a unidade realizará em seu auditório, oficinas, palestras, vídeos, orientações por equipe interdisciplinar voltado às gestantes. Haverá também sorteio de brindes e lanche.

US Jabour - Dos dias 12 a 18 de agosto, às 8 horas, a unidade preparou oficinas voltadas para gestantes do 5º ao 8º mês de gravidez e o objetivo será promover e apoiar o aleitamento materno. A US também terá um mural na recepção educando sobre o tema, a confecção será de quarta (03) a sexta-feira (05). No dia 10, às 10 horas, haverá uma palestra ministrada por um instrutor do Hospital da Polícia Militar (HPM) voltada para gestantes, avós e mães que ganharam o bebê recentemente. Para complementar a programação da US Jabour, os alunos dos turnos vespertino e noturno das escolas Adão Benezath e Almirante Barroso farão um concurso de redação com a temática da semana, com os três melhores textos em exposição na recepção da unidade.

Serviço
Locais de banco de leite na grande vitória:
Hospital Estadual Materno Infantil de Vila Velha - 3289-5964
Hospital Estadual Dório Silva (serra) - 3138-8905
Hospital da Polícia Militar - 3636-6568
Santa Casa de Misericórdia - 3212-7246
Hospital das Clínicas - 3335-7377

Curso
O banco de leite do Hospital da Polícia Militar oferecerá gratuitamente mais uma edição do curso para gestantes, no auditório do HPM.
Será na quarta-feira (03), de 9 às 12 horas.
São 200 vagas para gestantes, pais e/ou avós.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 3636-6568 ou no próprio local, no dia do curso.

Mulheres fazem curso para grávidas em Semana da amamentação no ES
São 200 vagas oferecidas pelo Hospital da Polícia Militar.
Programação vai até este domingo (7).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir