Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2011

Apagão causou tumulto em shopping e complicou trânsito
Secretário diz que problema paneem subestção de Furnas no Rio
Apagão causou tumulto em shopping e complicou trânsito
Foto: Bernardo Tabak/G1

A falta de luz que atingiu 12 bairros do Rio de Janeiro e afetou 360 mil clientes também provocou tumultos em shopping e complicou o trânsito em vários pontos da cidade. Parte da cidade ficou sem energia por causa de um problema numa subestação de Furnas.

Lojas, restaurantes, bancos e túneis ficaram sem energia elétrica. A prefeitura do Rio de Janeiro montou um plano de emergência para tentar controlar a situação.

Com sinais de trânsito apagados, motoristas enfrentaram engarrafamento em bairros do Centro e das zonas Norte e Sul da cidade.

O problema aconteceu na hora do almoço. Um shopping no Leblon, na Zona Sul, fechou as portas."Estava na Polícia Federal tentando renovar o passaporte do meu filho. A gente fica no escuro sem aviso e sem luz de emergência para assessorar as pessoas na saída", disse uma moradora.

No Shopping Tijuca, na Zona Norte, houve confusão na porta. A entrada, segundo testemunhas, era permitida apenas para quem tinha o crachá do shopping ou o bilhete do estacionamento. As agências bancárias também registraram filas. Os clientes contaram que os funcionários dos bancos alegaram estar sem sistema.

Um cabeleireiro improvisou: "O cliente vai viajar para França, na segunda-feira (8), faltou energia elétrica, a solução foi vir para rua", disse ele.

O trânsito ficou complicado em vários pontos. Tudo ficou parado do shopping Rio Sul ao Jardim Botânico. Cruzamentos foram fechados. "Eu venho pouco ao Rio, e quando venho, está assim, péssimo", criticou um turista.

Os pedestres também sofreram. Na Tijuca, na Rua Conde de Bonfim com a General Roca, um guarda de trânsito orientou os pedestres enquanto as pessoas passavam de um lado para o outro.

O apagão também atingiu a segunda galeria sentido Zona Sul do Túnel Rebouças.

Gerador em hospital
O Hospital Miguel Couto funcionou com a ajuda de um gerador. Algumas operadoras de telefonia celular também tiveram pane. "Não está funcionando sem serviço, tento ligar e aparece na tela sem serviço.

O Centro de Operações da prefeitura usou pela primeira vez o Plano de Emergência num caso de apagão. Escolas, hospitais e meios de transportes foram alertados. Cerca de 400 agentes de trânsito orientaram motoristas nos principais cruzamentos da cidade.

"Não tivemos nenhum registro de acidente grave e nenhuma retenção grave também no trânsito. Ou seja, o plano de contigência continua acionado e só será desligado depois que tivermos as garantias da Light, principalmente de Furnas, e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que a situação está regularizada". explicou o Carlos Roberto Osório, secretário municipal de Conservação.

Problema não causará novas quedas, diz ONS
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, garantiu que o problema ocorrido na subestação de Furnas não causará novas quedas de energia na cidade: "A população pode ficar tranquila porque não vai mais haver desligamento de carga ou falta de energia", afirmou Chipp.

Segundo o diretor-geral, ocorreu um curto-circuito nos cabos de dois transformadores da subestação e, com isso, houve sobrecarga da ordem de 35% do terceiro transformador que continuou funcionando.

"Essa sobrecarga poderia ter feito com que a gente perdesse o terceiro transformador", disse ele, explicando que a opção foi desligar algumas linhas de energia da cidade. "Se você não faz isso, que é a ultima medida que a gente toma, você tem o risco de cortar mais cargas, em maiores proporções", completou.

Para que o terceiro transformador não fosse danificado, o ONS determinou à Light o corte de carga de 190 megawatts. Ou seja, coube à concessionária decidir em que área seria feito o corte do fornecimento na cidade

Falha foi em cabos
Chipp disse que a subestação possui quatro transformadores, sendo que um deles já estava em manutenção. Já no caso do problema ocorrido nesta sexta-feira, o defeito foi em cabos que alimentavam os equipamentos que pararam de funcionar e, dessa forma, solução para o defeito é mais rápida.

"Acredito que Furnas identifique isso rapidamente e um dos transformadores volte a funcionar até domingo", afirmou.

A decisão pelo corte de energia nos bairros da Zona Sul, segundo o diretor, foi porque o desligamento dessas linhas reduziria a sobrecarga de forma mais efetiva.

Ainda segundo o ONS, imediatamente após o corte de carga, foi determinado que duas termelétricas - Santa Cruz, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, e Barbosa Lima Sobrinho, em Queimados, na Baixada Fluminense - suprissem o fornecimento de energia nos locais onde a Light teve que fazer o desligamento.

Chipp afirmou que as usinas começaram a operar às 12h50 e às 14h25 a carga total foi restabelecida. De acordo com o ONS, as termelétricas funcionarão até domingo.

A assessoria de Furnas confirmou o curto-circuito na subestação de Grajaú e afirmou que houve atuação instantânea do sistema de proteção do equipamento, desligando automaticamente dois dos três bancos de transformadores da subestação e que houve sobrecarga no terceiro banco de transformadores. Não é prevista nova restrição de atendimento à carga.

Apagão causou tumulto em shopping e complicou trânsito no Rio
Falta de luz atingiu 360 mil clientes em 12 bairros do Rio, diz Light.
Lojas, restaurantes, bancos e túneis ficaram sem energia elétrica.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir