Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-08-2011

Bolsas da Espanha e Itália operam instáveis
Madri e Milão apresentam instabilidade, mas campo positivo predomina. No domingo, BC Europeu anunciou que compraria títulos desses países.
Bolsas da Espanha e Itália operam instáveis
Foto: g1

As bolsas de valores da Itália e da Espanha operam com instabilidade nesta segunda-feira (8), após a nóticia de que o Banco Central Europeu (BCE) vai comprar de bônus italianos e espanhóis, o que na prática representa uma injeção de dinheiro para esses países.

A medida, anunciada para impedir que a crise de dívida da zona do euro se espalhe, limitava os declínios dos mercados.

Hoje é o primeiro dia de negociações após rebaixamento da nota da dívida dos Estados Unidos na sexta-feira (5) pela agência Standard and Poor’s. A medida, inédita, sinaliza ao mercado que a agência considera que os EUA, tradicionalmente considerados os melhores pagadores do mundo, já não são investimento tão seguro quanto antes.

A notícia teve tamanho impacto entre as lideranças econômicas mundiais que, às pressas, o Banco Central Europeu compraria títulos da dívida da Espanha e da Itália, no domingo (7), e chegou a dar algum alívio às bolsas desses países, que operam com instabilidade, em grande parte do tempo no campo positivo.

Tanto a bolsa de Madri como a de Milão permeiam entre leves quedas e altas na manhã desta segunda.

O índice FTSEurofirst 300, contudo, que mede as principais ações da Europa, recuava quase 2%, abaixo dos 960 pontos.

Pela manhã, o índice Dax, de Frankfurt, operava em queda de mais de 2%. Em Londres, o índice índice Financial Times cedia mais de 1%. O CAC 40, da Bolsa de Paris, perdia quase 2%.

O índice IBEX 35, de Madri, tinha alta de pouco mais de 0,70%. O FTSE MIB, de Milão, subia a menos de 0,60%.

Mercados asiáticos
Os mercados acionários asiáticos fecharam em queda nesta segunda-feira (8).

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio perdeu 2,18% nesta segunda, em meio às preocupações dos mercados financeiros da Europa e América, acrescentando a força do iene frente ao dólar.
Em Seul, o índice Kospi fechou o dia em 3,82%, seu nível mais baixo desde outubro de 2010. Durante a sessão, ele chegou a perder 6,3%.

Enquanto isso, na parte da tarde no horário local, a bolsa de Hong Kong aumentava suas perdas de rendimento de 3,88% após abrir em queda de 2,57%. Xangai perdeu 3,55%.
A bolsa de Sydney caiu 2,91%. Na sexta-feira, havia perdido 4%, sua maior queda em um só dia desde a crise financeira global.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir