Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-08-2011

Vacinação contra pólio e sarampo acontece neste sábado (13)
Crianças serão vacinadas no Estado neste sábado.
Vacinação contra pólio e sarampo acontece neste sábado (13)
Foto: Samira Gasparini / Divulgação PMV

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e contra sarampo acontece neste sábado (13) em todo o Espírito Santo. Todas as unidades de saúde de Vitória estarão abertas de 8h às 17h.

Contra a poliomielite, serão vacinadas crianças menores de 5 anos. Já contra o sarampo, crianças de 1 a 7 anos. Mesmo quem já tomou a primeira dose deve ser vacinado. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a vacina é a única forma de prevenção, é gratuita e não possui contraindicações.

Importância

No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado em 1989. Apesar disso, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o poliovírus ainda está presente em 19 países, o que é um fator de risco.

Para evitar a reintrodução da doença no país, é necessário manter altas as coberturas vacinais de rotina e de campanha, bem como garantir uma vigilância epidemiológica atuante. A vacinação contra o sarampo é chamada "campanha de seguimento" e costuma ocorrer em intervalos de 3 a 5 anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus.

Serviço
Vacinação contra poliomielite e sarampo
Dia: Sábado (13)
Horário:8h às 17h
Local: Unidades de Saúde de todo o Espírito Santo

Vacinação contra pólio e sarampo acontece neste sábado (13), no ES
Unidades de saúde estarão abertas para 2ª etapa da campanha.
Quem já tomou a primeira dose também deve ser vacinado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir