Categoria Economia  Noticia Atualizada em 12-08-2011

BC vai passar a divulgar taxa de juros preferencial brasileira
Alexandre Tombini,, em foto de arquivo
BC vai passar a divulgar taxa de juros preferencial brasileira
Foto: Ag�ncia C�mara

Ligia Guimar�es

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira (12) que a institui��o passar� a divulgar, a partir de setembro, a taxa preferencial brasileira, que ser� uma m�dia dos juros cobrados em empr�stimos feitos para empresas de grandes porte consideradas "prime", ou seja, com baixo risco de n�o pagamento.

O objetivo, diz Tombini, � permitir a compara��o do custo do empr�stimo para esse p�blico diferenciado com o de outros pa�ses.

"Ser� uma m�dia de juros das opera��es pactuadas das institui��es financeiras e clientes de grande porte, considerados de baixo risco de cr�dito. Essa informa��o passar� a ser divulgada e permitir� uma melhor compara��o do custo do dinheiro do pa�s em rela��o a outros pa�ses que t�m a taxa prime", afirmou.

"Com a cria��o dessa refer�ncia, desse benchmark a ser desenvolvida e divulgada nos pr�ximos meses, permitir� que as demais taxas ativas do sistema possam ser comparadas com essa taxa, seja uma taxa de refer�ncia para outras taxas que prevalecem no mercado de cr�dito. Com isso esperamos tamb�m, com essa maior transpar�ncia e aumento da qualidade da informa��o, fomentar a concorr�ncia no sistema banc�rio", explicou Tombini.

De acordo com o presidente do BC, mais detalhes sobre a taxa ser�o divulgados no pr�ximo Relat�rio de Estabilidade Financeira, que dever� ser divulgado em meados de setembro pela autoridade monet�ria.

BC vai passar a divulgar taxa de juros preferencial brasileira
Taxa ser� m�dia dos juros cobrados para empresas de baixo risco.
Objetivo � comparar �custo do dinheiro� com o de outros pa�ses, diz Tombini.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir