Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2011

Incêndio em pastagem interrompe energia de MT
Queimada forçou desligamento preventivo da subestação em Jauru. Quase 40 mil consumidoras dos nove municípios ficaram sem energia.
Incêndio em pastagem interrompe energia de MT
Foto: g1

Um incêndio irregular interrompeu na manhã desta segunda-feira (15) o fornecimento de energia elétrica em quase 40 mil unidades consumidoras, que estão distribuídas em nove municípios mato-grossenses, além de um distrito. A Concessionária de Energia do estado informou, via assessoria de imprensa, que as localidades ficaram sem energia por 47 minutos. No entanto, o sistema já foi normalizado.

Ainda não se sabe quem provocou o incêndio criminoso. A interrupção foi ocasionada por um incêndio que destruiu uma área de pastagem correspondente a um hectare, localizada no entorno da subestação de energia do município de Jauru, a 463 quilômetros de Cuiabá.

O fogo se alastrou na vegetação ressequida, formou uma grande coluna e adentrou o pátio da subestação. As chamas, por pouco não atingiram a rede de alta tensão da unidade que tem uma altura mínima de oito metros em relação ao solo. Mesmo sem ter nenhum fio danificado, o calor intenso provocado pelas chamas forçou o desligamento preventivo do sistema de distribuição de energia na subestação.O fenômeno é conhecido como "ionização" e acontece quando a linha de energia perde o isolamento devido à elevação da temperatura e entra em curto-circuito.

Em entrevista ao G1, o responsável pela subestação, Elizeu Guilherme de Barros, informou que o fogo destruiu a vegetação em minutos e só não invadiu outras propriedades rurais na região porque um caminhão-pipa fez o rescaldo da vegetação e uma estrada impediu o avanço do foco de incêndio para outras áreas. Ainda segundo Barros, as chamas não atingiram o prédio da subestação, mas apenas desligaram o sistema.

A subestação fica localizada a seis quilômetros do perímetro urbano do município de Jauru e é responsável pela distribuição de energia a seis municípios e mais outra subestação de energia. A queimada afetou os municípios de Jauru, Araputanga, Figueirópolis, Indiavaí, Reserva do Cabaçal, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Conquista D"Oeste e o distrito de Cachoeirinha.

Outro caso
Neste domingo (14), outra queimada por pouco não atingiu outra subestação de energia, desta vez, em Cuiabá, no bairro Santa Amália. O incêndio também se alastrou rapidamente e os moradores sofreram com a fumaça no local. A Concessionária de Energia disse que o fogo não danificou a subestação por conta dos aceiros. No entorno da unidade, a concessionária é obrigada por lei a retirar um metro de vegetação para bloquear a passagem do fogo para dentro das unidades.

Proibição de queimadas
Em Mato Grosso, está proibido atear fogo em pastagem desde o dia 04 de julho. A proibição segue até o dia 15 de outubro. Quem for pego incendiando áreas rurais pode ser multado e até preso.

Mesmo com o impeditivo, durante o período foram registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) 1.101 focos de incêndio. Já no acumulado do ano, os satélites do instituto já detectaram no estado 19.279 focos de incêndio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir