Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-08-2011

Paulo Passos dá esclarecimentos ao Congresso
Ministro dos Transportes, que substituiu Alfredo Nascimento na pasta, participa de audiência para falar sobre suspeitas na pasta
Paulo Passos dá esclarecimentos ao Congresso
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, presta nesta terça-feira esclarecimentos ao Senado sobre denúncias de propina e superfaturamento em obras comandadas pela pasta. Ex-secretário-executivo do ministério, Passos assumiu definitivamente o comando da pasta com a saída de Alfredo Nascimento, após denúncias sobre a existência de um esquema de corrupção no órgão.

A demissão de Nascimento ocorreu após a revista Veja publicar no mês passado reportagem segundo a qual integrantes do PR - partido que abriga tanto o ex-ministro quanto o atual titular da pasta - recebiam dinheiro em troca da aprovação de aditivos em contratos de obras do ministério.

A crise levou a presidenta Dilma Rousseff a ordenar uma "faxina" no ministério e em órgãos envolvidos nas denúncias, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a estatal Valec.

As denúncias foram reforçadas por reportagem da revista IstoÉ publicar que o ministério, entre abril e setembro de 2010, liberou a empreiteiras R$ 78 milhões para obras de estradas e ferrovias com indícios de irregularidades graves apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Nesse período, Passos ocupava o gabinete como interino, durante a campanha eleitoral ao Senado do então ministro Nascimento.



Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir