Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2011

Jongo Mirim e Lira 27 de Junho de Itapemirim são contemplados com Edital da Secult
O Município de Itapemirim celebra mais uma conquista que vem valorizar sua cultura e reconhecer a tradição mantida na cidade.
Jongo Mirim e Lira 27 de Junho de Itapemirim são contemplados com Edital da Secult

O Município de Itapemirim celebra mais uma conquista que vem valorizar sua cultura e reconhecer a tradição mantida na cidade. O Grupo de Jongo Mirim "Chrispiniano Nazareth" e a Lira "27 de Junho" foram contemplados pelo edital 019/11 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para participar da seleção de projetos culturais e concessão de prêmio denominado "Prêmio Renato Pacheco" à grupos folclóricos radicados no Estado do Espírito Santo.

A premiação de 10 mil reais será revertida para a aquisição de indumentárias, adereços e instrumentos musicais.

O edital tem objetivo de salvaguardar e preservar as atividades e manifestações folclóricas e culturais, valorizando a cultura popular tradicional do Espírito Santo, e isso tem tudo a ver com a realidade de Itapemirim. "Esse é o sexto edital no qual grupos de nossa cidade são contemplados. Primeiro ganhamos dois editais Estaduais, um para Grupo de Jongo "Mestre Bento" e outro para a "Mestra de Jongo Adulto Dona Geralda". Em seguida os dois grupos classificaram-se nos editais Federais, e agora o grupo de Jongo Mirim e a Lira 27 de Junho. Tenho certeza que a Prefeita Municipal Norma Ayub Alves está orgulhosa ao ver todo trabalho que vem a confirmar que Itapemirim está fazendo a coisa certa", enfatizou a Secretária de Turismo e Cultura, Luciá Sampaio.

Para o Coordenador da Lira 27 de Junho, Dioge Câmara, todo trabalho na preparação do projeto é recompensado. "A inserção desses grupos em projetos culturais vem resgatar e preservar a tradição cultural do Município. O prêmio é mais um grande incentivo para essas crianças e jovens. A Prefeita Municipal está de parabéns", destacou.

Atualmente, o grupo de Jongo é composto por 27 crianças entre 6 e 14 anos. A Lira "27 de Junho" é formada por 16 músicos integrantes da Corporação Musical de Itapemirim - Comudi, todos alunos do projeto "Música na Escola", implantado pela administração musical.






















Por: Aline Souza
Assessoria de Comunicação e Cerimonial
(28) 3529-5514

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir