Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 22-08-2011

Marataízes será palco da 1º Mostra Capixaba Audiovisual Histórico-Cultural
O evento reunirá trabalhos desenvolvidos por alunos de 13 municípios capixabas, mostrando a visão sensível e atenta à sua própria história. Marataízes será palco desse momento de valorização histórico-cultural do Espírito Santo.
Marataízes será palco da 1º Mostra Capixaba Audiovisual Histórico-Cultural
Foto: Piuma.es.gov.br

Entre os dias 25 a 27 de agosto, Marataízes sedia a 1ª Mostra Capixaba Audiovisual Histórico-Cultural. O evento reunirá obras produzidas por jovens estudantes da rede estadual de ensino de 13 municípios do sul do Espírito Santo. A Mostra acontece em volta do Palácio das Águias, onde será montada uma grande estrutura para receber as diversas atividades artístico-culturais.

Na abertura do evento, na quinta-feira (25) está prevista a presença do Governador do Estado, Renato Casagrande, do Secretário de Cultura do Estado, José Paulo Viçosi, da Deputada Federal Rose de Freitas e diversas autoridades dos municípios envolvidos.

"É uma grande honra para Marataízes receber esse presente do Governo do Estado. Estamos nos preparando para receber bem este evento que será um grande incentivo para a nossa juventude e um marco na valorização da cultura da nossa região. Agradeço ao Prefeito Jander por nos proporcionar todos os meios para que o evento pudesse de fato acontecer e ao Secretário de Cultura do Estado, Frei Paulão, por reconhecer o potencial histórico-cultural do nosso município." Agradece o Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Cléber Júnior Pereira Bento.

O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, José Paulo Viçosi, conhecido como Frei Paulão, diz que Sul do Estado possui características culturais singulares que serão ressaltadas com a realização da 1ª MCA Histórico-Cultural. "A paisagem única de Marataízes, tendo o Palácio das Águias e o Rio Itapemirim desembocando no mar ao fundo, contribuirá decisivamente para o sucesso do evento que exibirá os registros e as reflexões dos jovens realizadores", completa o secretário, em entrevista ao portal Rede Cultura Jovem.

Os jovens de Marataízes se apresentam no segundo dia, sexta-feira (26) competindo com a mostra "Caiu na rede é História". O documentário retratará a vida dos pescadores e como eles estão contribuindo para a história e o desenvolvimento local.

Além dos jovens de Marataízes, participam da 1ª MCA Histórico-Cultural: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma e Rio Novo do Sul.

A 1ª MCA Histórico-Cultural, tanto nos vídeos exibidos como em outros momentos da programação, garantirá espaço para as diversas manifestações culturais que fazem parte da região, apresentados por jovens capixabas sensíveis e atentos à sua própria história.

A programação tem entrada gratuita e conta com Mostra Competitiva de documentários, Mostra Paralela de curtas-metragens, oficinas diversas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.


O que são as MCAs

As MCAs são uma ação do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) – iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) cuja realização conta com a parceria do Instituto Sincades. Além da Secult, as Mostras têm como realizadores a Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos , e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Em Marataízes, a Secretaria de Cultura contará com a parceria das Secretarias de Educação, Obras, Turismo, Pesca, Agricultura, Defesa Social, Segurança Patrimonial e Meio Ambiente.


Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • Email: [email protected]



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir