Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2011

Manifestantes ocupam prédio do Ministério da Fazenda em Brasília
MST e outras organizações pedem retomada das negociações sobre dívidas de pequenos agricultores e reforma agrária
Manifestantes ocupam prédio do Ministério da Fazenda em Brasília
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Pelo menos 4 mil trabalhadores rurais da Via Campesina ocuparam nesta terça-feira o hall de entrada e a laje do prédio do Ministério da Fazenda em Brasília. Entre os objetivos da ocupação está a retomada das negociações referentes às dívidas dos pequenos agricultores, avaliadas em cerca de R$ 30 bilhões.

Segundo a Polícia Militar, o ato é pacífico. Equipes estão no local. De acordo com a corporação, os trabalhadores marcharam até o prédio. Desde segunda-feira (22), os movimentos que integram a Via Campesina estão acampados na capital federal em um acampamento, nos arredores do Ginásio Nilson Nelson.

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que acontece em todo o Brasil desde o dia 22 de agosto. A jornada também exige o assentamento imediato de 60 mil famílias acampadas e luta contra o fechamento das escolas no campo.

A Via Campesina é integrada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pescadores e Pescadoras, Quilombolas, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), além do Sindicato dos Trabalhadores da Embrapa (Sinpaf), da Federação dos Estudantes de Agronomia e da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir