Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2011

Vírus influenza B causou cde recrutas
Comandante do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela, Eder Sampaio, durante a entrevista coletiva
Vírus influenza B causou cde recrutas
Foto: odia.terra.com.br

Rio - Mais três pessoas foram internadas nesta terça-feira no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte. Dois instrutores e um médico do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela (Ciampa) deram entrada no hospital com os mesmos sintomas. De acordo com a Marinha, o vírus que afetou os jovens não tem relação com atividades físicas em excesso ou com contaminação da água. A principal suspeita é de que o vírus influenza B tenha causado o surto no Ciampa, que conta com cerca de 600 recrutas e 200 militares.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, o comando disse ainda que de 12 alunos submetidos a exames em amostragem para analisar como o surto teve início, sete apresentaram diagnóstico positivo para a doença. Todos os militares e recrutas do quartel foram vacinados no domingo contra o inluenza B, que é um vírus respiratório, transmitido pelo ar.

Nesta segunda-feira, ônibus e van com pelo menos 20 passageiros - seis usavam máscaras respiratórias - chegaram ao hospital, onde 57 alunos já estavam internados. Segundo a Marinha, parte desses jovens foram atendidos com conjuntivite. À noite, 38 dos internados tiveram alta e deixaram o hospital usando máscaras. No total, 65 pessoas foram infectadas.

Atividades ao ar livre

As aulas teóricas no Ciampa estão sendo ministradas ao ar livre, para evitar contaminação. A Marinha fez questão de ressaltar que os recrutas sempre tem água potável à disposição e cantil e que todo exercício físico durante o treinamento é realizado com programação adequada, o que descarta possibilidade da doença ter sido causada por excesso de atividade física.

Participaram da coletiva o capitão de Mar e Guerra Anderson Medeiros, chefe de Gabinete do Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, o capitão de Fragata André Delorenzi, encarregado do Serviço de Controle e Informações Hospitalares do Hospital Marcílio Dias, e o capitão de Mar e Guerra Éder Sampaio, comandante do Ciampa.

"O Ministério Público Militar está acompanhando o caso para garantir que tudo seja investigado da maneira correta", disse Anderson Medeiros.

Síndrome respiratória

Desde quarta-feira, dezenas de recrutas foram encaminhados ao hospital da Marinha com suspeita de síndrome respiratória e insuficiência renal. Os alunos apresentavam febre, dores de cabeça, coriza e tosse. Diante da chance de contaminação, parentes dos jovens (a maioria está no soro e em observação) tiveram que utilizar máscara durante a visita.

A Secretaria Municipal de Saúde, que investiga as causas do surto junto com o Comando do 1º Distrito Naval, informou que já foram realizadas coletas de material biológico (secreção) e sanguíneo dos recrutas. Além disso, outros alunos do curso que tiveram contato com os enfermos também receberam a vacina da gripe.

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir