Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-08-2011

Campinas: tenho convicção de minha inocência, diz novo prefe
O novo prefeito de Campinas, Demetrio Vilagra (PT), assumiu o cargo nesta terça-feira após a cassação do Dr. Hélio (PDT) por suspeitas de fraudes
Campinas: tenho convicção de minha inocência, diz novo prefe
Foto: noticias.terra.com.br

Com quase uma hora de atraso, foi empossado o novo prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), na Câmara de Vereadores. Ele ocupa a vaga de Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr. Hélio, cassado por suspeita de irregularidades. A solenidade foi rápida e contou com a presença de praticamente todo o secretariado do governo. Vilagra, que também é suspeito de estar envolvido no esquema que derrubou Dr. Hélio, disse ter "convicção" de sua inocência.

"A minha defesa eu entreguei e espero a resposta da Justiça. Existe uma diferença entre ser investigado e ser julgado. Tenho convicção de que sou inocente. Assumo com total confiança e os partidos politicos vão me ajudar a fazer a transição", afirmou. Ele disse que assume o compromisso de dar continuidade ao governo de seu antecessor. "Todos sabem que esse foi o melhor governo de Campinas", afirmou, referindo-se à gestão afastada. Sobre os R$ 60 mil encontrados em sua casa na manhã de 20 de maio em uma operação do Ministério Público e Polícia Civil, Vilagra afirmou que costuma guardar dinheiro em casa.

"Eu tenho como provar receita. Na época do governo miliar, fui afastado da Petrobras e aprendi a deixar dinheiro em casa. O meu patrimônio é condizente com o que eu ganho", garantiu. O ex-prefeito Dr. Hélio não esteve no Paço Municipal na segunda-feira e não é visto nos últimos dias por vizinhos no condomínio que reside com a família, na Vila 31 de Março. Um funcionário da sede do seu partido disse que não tem noticias de Dr. Hélio, assim como os assessores da prefeitura. O pedetista foi afastado do cargo por 32 votos dos 33 vereadores de Campinas, em uma sessão que durou quase 50 horas.

Novo prefeito é investigado pelo Ministério Público
Demétrio Vilagra pode ser alvo de uma Comissão Processante (CP) na Câmara Municipal após ter seu nome vinculado pelo Ministério Público (MP) a um suposto envolvimento no esquema de corrupção com desvio de dinheiro e fraudes em contratos de licitações, o mesmo que afastou o ex-prefeito, Dr. Hélio.

Com a investigação conduzida pelo MP, a Justiça chegou a pedir a prisão de 22 pessoas em maio deste ano, entre elas membros do primeiro escalão da prefeitura, ex-agentes públicos e empresários. Vilagra recebeu voz de prisão ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos e ficou menos de 24 horas detido, pois obteve um habeas-corpus.

Segundo o presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), não foi aceito o pedido da formação de uma CP solicitando o afastamento de Vilagra, pois ele ainda não assumiu efetivamente o cargo de prefeito. Vereadores do PSDB, principal sigla de oposição do governo Hélio-Vilagra, aguardam os desdobramentos da posse para pedir o afastamento do novo chefe do Executivo. Além das articulações que culminaram no afastamento do atual prefeito, a Câmara de Campinas conduz três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar má gestão da administração pública.

Três vices em 15 anos
Vilagra será o terceiro vice a assumir a prefeitura de Campinas na história recente da cidade. Em março de 1996, Edvaldo Orsi assumiu em razão da morte do prefeito José Roberto Magalhães Teixeira (PSDB).

Cinco anos depois, em setembro de 2001, nove meses após assumir a pasta, o prefeito Antônio da Costa Santos (PT), o Toninho do PT, foi assassinado com um tiro quando voltava para a casa dentro de seu carro. A vaga foi ocupada por Izalene Tiene.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir