Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2011

Juiz arquiva todas as acusações contra Dominique Strauss-Kahn
Ex-diretor do FMI receberá de volta seu passaporte e ficará livre para voltar à França
Juiz arquiva todas as acusações  contra Dominique Strauss-Kahn
Foto: r7.com

O juiz Michael Obus, da Suprema Corte do Estado de Nova York, derrubou o caso contra o ex-diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional) Dominique Strauss-Kahn, encerrando formalmente nesta terça-feira (23) a ação criminal contra ele de crimes sexuais. As informações são do jornal americano The New York Times.

Os promotores tinham pedido que o caso fosse arquivado por causa da falta de credibilidade da suposta vítima. Com a decisão, ele fica livre para retornar à França.

O homem que já foi visto como um dos principais candidatos na próxima eleição presidencial na França receberá de volta seu passaporte e ficará livre de pendências na área criminal.

Os promotores da procuradoria-geral do distrito de Manhattan explicaram nesta segunda-feira (22) que perderam a confiança na delatora, a camareira Nafissatou Diallo, imigrante de 32 anos da Guiné, que alegou que Strauss-Kahn a havia atacado em seu quarto em um hotel de luxo e a obrigado a realizar sexo oral.

Apesar de seu depoimento do ataque continuar firme, Diallo contou uma série de mentiras sobre seu passado e sobre o que aconteceu imediatamente após o incidente, supostamente ocorrido em uma suíte no hotel Sofitel em Nova York, em 14 de maio, o que minou sua credibilidade, disseram promotores.

As provas materiais não foram capazes de provar a falta de consentimento, deixando o caso na dependência da confiabilidade da acusadora.

Pedido de novo promotor

Segundo a agência de notícias France-Presse, o juiz Michael Obus rejeitou o pedido dos advogados de Nafissatou Diallo de substituir o promotor de Manhattan, Cyrus Vance, por um especial, pouco antes de o ex-diretor-gerente do FMI comparecer no tribunal.

Segundo o documento concluído pelo juiz Obus, nada justifica a substituição.

- Após considerar as alegações e à luz das circunstâncias do caso, a corte conclui que nada justifica a substituição ao promotor deste condado.

Os advogados de Diallo consideram que Vance "administrou mal" o caso aberto contra o político e economista francês, e que seu escritório "sabotou de forma inadequada" a credibilidade de sua cliente.

O pedido foi apresentado pouco depois que a Promotoria pediu ao juiz que desprezasse as acusações abertas contra Strauss-Kahn.

Fonte: r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir