Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2011

Medvedev e Kim Jong-il reúnem-se em base militar na Sibéria
Tema entre os dois é o reatamento das negociações nucleares. Diálogo estava estagnado devido aos testes nucleares já efetuados por Kim.
Medvedev e Kim Jong-il reúnem-se em base militar na Sibéria
Foto: www.g1.com

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, realizaram nesta quarta-feira (24) uma reunião em uma base militar da república siberiana da Buriátia.

Medvedev e Kim se reuniram no território da base militar Sosnovy Bor, situada no sul da Buriátia, uma das 83 entidades que integram a Federação Russa.

Os temas centrais da agenda bilateral se referem ao reatamento das negociações de seis lados sobre a crise nuclear coreana - que incluem as duas Coreias, Rússia, China, Estados Unidos e Japão -, assim como uma série de importantes projetos econômicos, conforme antecipou o Kremlin.

"Um dos temas será a análise das perspectivas de projetos econômicos tripartites com a participação da Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul", disse uma fonte do Kremlin citada pelas agências russas.

A fonte acrescentou que a pauta do encontro inclui o fortalecimento do diálogo político ente Moscou e Pyongyang. "Especial atenção será concedida ao assunto relativo ao reatamento das conversas de seis lados para solucionar o problema nuclear na península de Coreia".

As negociações multilaterais de seis lados estão estagnadas desde 2008 devido aos testes nucleares efetuados por Pyongyang e vários incidentes militares com Seul.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir