Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2011

Processo da Anac contra norte-americanos envolvidos em acidente da Gol será julgado nesta quinta-feira
Pilotos do jato Legacy colidiram com avião causando 154 mortes, em 2006
Processo da Anac contra norte-americanos envolvidos em acidente da Gol será julgado nesta quinta-feira
Foto: noticias.r7.com

O processo administrativo movido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) contra os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino será julgado em segunda instância nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro. Eles dirigiam um jato Legacy que se chocou contra o boeing da Gol que fazia o voo 1907, em 2006. O acidente provocou a morte de 154 pessoas.

Os familiares e amigos das vítimas estão ansiosos aguardando a decisão em segunda instância. Na primeira fase do processo a Anac multou em R$ 3.500 o piloto Joseph Lepore, que pilotava o avião. A agência também aplicou uma penalidade no valor de R$ 7.000 à empresa para qual Lepore prestava serviços na época do acidente.

A penalidade foi aplicada a Lepore, responsável pelo voo, e à empresa porque o piloto não tinha uma carta de autorização para fazer a viagem de São José dos Campos, no interior de São Paulo, até Manaus (AM). A autorização é emitida pela FAA, órgão responsável pela aviação nos Estados Unidos, e contém as orientações de como o piloto deve fazer o voo em determinada região.

Essa decisão frustrou os familiares das vítimas, que esperam que em segunda instância o resultado seja revertido para uma proibição de voar em espaço aéreo brasileiro e para que a Anac sugira a cassação do brevê dos pilotos ao FAA.

Histórico

O avião da Gol, que fazia o voo 1907, saiu de Manaus (AM) com escala em Brasília (DF), de onde seguiria para o Rio de Janeiro (RJ), e se chocou com um jato Legacy no ar, caindo perto do município de Peixoto de Azevedo (MT), no dia 29 de setembro de 2006. Com a batida, 154 pessoas que estavam dentro do avião da Gol morreram. Apesar de avariado, o jato Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar com segurança.

Esse foi o segundo maior acidente aéreo na história do Brasil. O maior ocorreu em 17 de julho de 2007, quando um Airbus A-320 da TAM caiu em São Paulo e matou 199 pessoas.

Em maio deste ano, os pilotos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino foram condenados a quatro anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto, pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo. Eles poderão prestar serviços comunitários em instituições brasileiras presentes nos Estados Unidos.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir