Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2011

Engenheiro que liberou instalação de parque da zona oeste presta esclarecimentos ao Crea
Luis Soares Santiago corre risco de perder registro profissional
Engenheiro que liberou instalação de parque  da zona oeste presta esclarecimentos ao Crea
Foto: noticias.r7.com

O engenheiro Luis Soares Santiago, responsável pela liberação do funcionamento dos brinquedos do parque de diversões Glória Center (Vargem Grande, na zona oeste), prestará esclarecimentos ao Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio) nesta quinta-feira (25), às 15h.

Caso seja comprovada sua culpa no acidente do último dia 14, que deixou dois adolescentes mortos e outros feridos, Santiago poderá perder o registro profissional. A audiência seria inicialmente na terça-feira (24), mas foi remarcada para o dia 31 e depois antecipada para esta quinta.

A Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ abriu inquérito um dia após a tragédia para apurar as causas do acidente. O conselho pretende saber como eram feitos os laudos de liberação de uso dos brinquedos, que visivelmente não apresentavam bom estado de conservação.

Na última sexta-feira (19), o advogado de Luis Soares Santiago, Jair Leite Pereira, reconheceu que o laudo emitido por seu cliente era superficial. Contudo, destacou que isso seria prática comum para o conselho de engenharia. O Crea-RJ, por sua vez, negou a acusação.

Adriana Belém, titular da Delegacia do Recreio dos Bandeirantes (42ª DP), responsável pelo caso, indiciou Luis Soares por falsidade ideológica. A justificativa foi baseada no fato de o engenheiro ter omitido informações sobre o estado de conservação dos brinquedos do Glória Center.

Luis compareceu à delegacia em duas oportunidades. Na primeira vez, no início da semana passada, disse que ele e sua família não se arriscariam nas instalações do parque.

A titular da 42ª também indiciou cinco organizadores do evento do qual o parque de diversões fazia parte e ainda indiciou por duplo homicídio doloso (quando há intenção de matar) a dona do estabelecimento, Maria Glória, e seu filho, Leandro Pinto Ribeiro.

Na quarta-feira (24), a delegada Adriana Belém concluiu o inquérito, após ter recebido, na terça (23), os laudos da perícia. Segundo ela, o material será enviado ao Ministério Público na sexta-feira (26).

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir