Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2011

Antes do Dia do Soldado, sargento volta do Haiti e encontra família no ES
O capixaba Thiago Franco trouxe, além da saudade, muitas histórias. Ele ficou no país devastado por um terremoto por seis meses.
Antes do Dia do Soldado, sargento volta do Haiti e encontra família no ES
Foto: www.g1.com

Ficar longe da família não é nada fácil e, para o sargento capixaba Thiago Franco Venturini, de 29 anos, não foi diferente. Ele foi enviado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para uma missão no Haiti, em fevereiro de 2011, e só voltou para a família na véspera do Dia do Soldado, comemorado em todo o Brasil nesta quinta-feira (25). Na bagagem, ele trouxe experiências e histórias de um país que há um ano foi devastado por um terremoto.

Longe de casa por seis meses e orgulhoso da profissão, o sargento Franco considera que este foi um tempo para ajudar as pessoas que mais precisam. "Eu sabia que a minha missão tinha o propósito do bem. Abdiquei o tempo com a minha família para me dedicar aos moradores de Porto Príncipe. Eu era responsável por fazer o pratrulhamento na cidade em conjunto com a polícia local e garantir a segurança e a paz de todos", contou Franco.

O sargento ressaltou que, apesar do terremoto que destruiu a ilha em 12 janeiro de 2010 e deixou mais de 300 mil mortos, o Haiti demonstra que está se recuperando da catástrofe. "Em alguns lugares do país, existem sim áreas de extrema pobreza e miséria, mas em vários outros pontos existe crescimento econômico. O que mostra que os haitianos vão se recuperar e ter um futuro melhor", destacou o sargento.








Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir