Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 29-08-2011

Acidente
Jovem teve vários cortes na cabeça e a mãe dele está internada no CTI. Acidente em Santa Teresa deixou cinco mortos e mais de 50 feridos.
Acidente
Foto: g1

Um dos passageiros que ficaram feridos no acidente em Santa Teresa contou que o bonde parou por falta de luz antes do acidente que deixou cinco mortos e mais de 50 feridos. "Durante a subida, o bonde parou por falta de energia. Mas aí depois continuou a viagem", afirmou o jovem Douglas Tavares.

O jovem afirmou ainda que antes disso, o bonde de Santa Teresa já havia apresentado outro problema. "Quando eu tava na fila, avisaram que um bonde teve problema, mas que o serviço ia voltar ao normal".

Douglas chegou a desmaiar com o impacto da batida e teve vários cortes na cabeça. "Desmaiei quando o bonde caiu e bateu". A mãe de Douglas também se feriu e continua internada no CTI. "Mas tá tudo bem com ela, não sofre risco de vida, só com fraturas no rosto".

"Quando eu vi que uma pessoa tinha caído do bonde, olhei para trás e essa pessoa tava rolando na rua, aí que eu percebi que alguma coisa tava errada ali, que alguma coisa ia acontecer", disse Douglas Tavares. "Depois disso, o bonde perdeu o freio completamente, conseguiu fazer uma curva pra direita ainda, mas aí quando chegou uma curva maior, pra esquerda, ele acabou tombando".

Polícia quer ouvir funcionários de bonde

O delegado titular da 7ª DP (Santa Teresa) quer ouvir os funcionários da empresa que administra o bonde de Santa Teresa. "Vou chamar funcionários pontuais da empresa e também convido outros funcionários que tenham algo a dizer para vir à delegacia e me procurar", afirmou ao G1 o delegado Tarcisio Jansen, responsável pelo caso.

No domingo (28), o delegado ouviu os primeiros depoimentos de vítimas e testemunhas, e espera que outras se apresentem espontaneamente durante esta semana na delegacia. "Elas vieram espontaneamente. Não vou intimar as vítimas por enquanto para respeitar esse momento de dor das famílias, que estão traumatizadas, além do que muitos feridos ainda estão internados", disse o delegado Tarcisio Jansen.

O delegado, no entanto, não quis comentar o teor dos depoimentos enquanto aguarda os laudos periciais do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e do Conselho Regional de Engenharia (Crea-RJ). "Vou aguardar o laudo (do ICCE) que com certeza será conclusivo".

O laudo do ICCE com as conclusões da perícia sobre o que causou o acidente deve ficar pronto em até 30 dias.

Feridos seguem internados
Até a manhã desta segunda-feira (29), seis vítimas do acidente permaneciam internadas em hospitais da rede municipal. O caso mais grave é o de um menino de 3 anos, internado no CTI pediátrico do Hospital Souza Aguiar, que está em observação.

Outros feridos foram transferidos para hospitais particulares. Três pessoas seguem internadas no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o francês Arnold Darradein, de 28 anos, está com fraturas na bacia e na perna, além de escoriações. Já Daniele Abreu, de 30, tem fraturas na face, na bacia e com uma lesão cervical. Gisely Moretis, de 23 anos, fraturou a mão direita e tem escoriações.

No Hospital Copa D’or, também em Copacabana, três vítimas permanecem internadas com quadro de saúde estável, entre elas um casal. Orlando Moreira Nunes, de 43 anos, fraturou o nariz e sofreu múltiplas escoriações pelo corpo. Ele segue internado no quarto. Já Daniela Dourado Nunes, de 40 anos, sofreu uma fratura exposta na perna e uma fratura no braço. Ela está internada no CTI da unidade e deve passar por cirurgia na terça-feira (30). Já Fanny Bertrand teve uma fratura exposta na tíbia. Antes de ser transferida, ela foi operada no Hospital Souza Aguiar. Bertrand segue internada em um quarto. As informações são da assessoria de imprensa do Copa D’or.

Além desses, ainda não há informações sobre outras vítimas na rede particular.

Cabral determina modernização de bondes
Na tarde de domingo (28), o governador Sérgio Cabral divulgou uma nota determinando que "o transporte por bondes no bairro fique interrompido, e que a Secretaria de Transportes conduza um plano de modernizaçao dos bondes". No texto, Cabral lamenta "profundamente o acidente ocorrido com o bonde de Santa Teresa" e "se solidariza com as famílias das vítimas", que estão tendo toda a assistência do estado.

A nota diz ainda que "a atenção e a preocupação do estado com os bondes – ação delegada à responsabilidade direta da Secretaria de Transportes – são constantes."

Enterros
Os corpos de três vítimas do acidente foram enterrados neste domingo. O condutor do veículo está entre os mortos. O corpo de uma mulher que também morreu no acidente será transportado para o Rio Grande do Sul. O corpo da outra vítima está no IML e aguarda liberação da família.

Vistoria
Também no domingo, após uma vistoria no local, o coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, afirmou ao G1 acreditar que uma possível falha no sistema de freios pode ter causado o acidente.

"Me pareceu que realmente o freio foi acionado, mas quando isso acontece, o bonde fica travado, teriam marcas de frenagem nos trilhos, no solo. Mas não notei essas marcas durante a perícia", disse o engenheiro. "Acredito numa possível falha no sistema de freio do bonde. Uma das hipóteses mais fortes é de falta de freio, por escapamento de ar".

Ainda segundo o representante do Crea-RJ, foi constatado que o bonde usava arame em vez de parafuso para prender uma peça da sapata do freio. "Não deveria ter arame de forma nenhuma, mas não acredito que isso tenha sido a causa do acidente", disse ao G1. "Mas isso mostra o grau de degradação do sistema de bondes no Rio de Janeiro".

O especialista afirmou ainda que o Crea-RJ vai convocar os responsáveis pela manutenção do bonde de Santa Teresa para prestar esclarecimentos. E acredita ainda que a suposta superlotação denunciada por testemunhas possa ter contribuído para o acidente. "A superlotação pode ter contribuído, sim, para esse descarrilamento".

Outros acidentes
No fim de junho, um turista francês morreu, após despencar de um bonde que passava sobre os arcos da Lapa, na região Central do Rio. De acordo com o comandante, o jovem francês teria se desequibilibrado ao tentar tirar uma foto. A grade de segurança dos arcos não resistiu ao peso do turista e ele caiu de uma altura de 15 metros, morrendo na hora.

Em 2009, a professora Andreia de Jesus Resende, de 29 anos, foi atropelada após um acidente com um bonde que perdeu o freio numa ladeira de Santa Teresa. No acidente, o bonde foi atingido por um táxi e perdeu o freio. Ao deixar o bonde em pânico, a professora foi atropelada por um ônibus.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir