Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2011

ES e RJ estão juntos na luta pelo dinheiro da extração de petróleo
Governadores Sérgio Cabral e Renato Casagrande se reúnem, em Vitória. O Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo e gás do Brasil.
ES e RJ estão juntos na luta pelo dinheiro da extração de petróleo
Foto: brasilescola.com

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebe na tarde desta segunda-feira (29) o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Eles vão debater as propostas de divisão dos royalties de petróleo e gás. O encontro será no Palácio Anchieta, em Vitória. A visita de Cabral sinaliza a possibilidade de construir uma proposta única para a distribuição dos royalties.

A polêmica começou depois da descoberta de óleo e gás na camada do pré-sal. Os três maiores produtores do país (ES, RJ e SP) sempre ganharam mais dinheiro, afinal, tem um alto custo por essa produção. Porém, após a descoberta do pré-sal, outros estados querem ganhar a mesma coisa - ou seja, o dinheiro teria que ser dividido de forma igual.

Essa divisão igualitária está prevista na emenda Ibsen/Simon, que foi vetada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já que traz grandes prejuízo aos estados produtores. O veto deve ser apreciado no Congresso Nacional no dia 15 de setembro e se for derrubado pode causar perdas bilionária ao RJ, ES e SP.

O Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo e gás do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir