Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Barco que ficou à deriva em Salvador é retirado da praia da Barra
Remoção ocorreu na noite de segunda-feira (29), na orla da capital baiana. Embarcação avaliada em R$ 100 mil ficou destruída.
Barco que ficou à deriva em Salvador  é retirado da praia da Barra
Foto: www.g1.com

Foi retirado da praia da Barra, em Salvador, na noite de segunda-feira (29), o veleiro Salmo 33, que se desprendeu de um cais no bairro do comércio, no domingo (28), e acabou viajando à deriva pela Baía de Todos os Santos.

A embarcação foi parar nas pedras próximas ao Farol da Barra. Com a força das ondas, o veleiro ficou bastante danificado e se partiu. No início da noite de segunda, um caminhão com um guincho fez a remoção da embarcação, que ficou destruída.

De acordo com Marcelo Procchini, especialista em manutenção náutica e coordenador da operação de remoção, o veleiro se desamarrou por volta das 4h do domingo, percorreu à deriva o Comércio até o Rio Vermelho e depois voltou para a Barra.

A proprietária do barco, a dentista Sônia Tonussi, conta que o barco fica estacionado próximo ao Mercado Modelo, em uma coita (bloco de concreto no fundo do mar), como os demais, e que só soube que ele estava à deriva através da ligação de uma amiga, que passava pela Barra por volta das 9h do domingo.

A embarcação tem 12 anos, não tem seguro, e o preço atual de mercado está na média de R$ 100 mil, conforme explica Nelson Tonussi, marido de Sônia.

De acordo com a tenente Fernanda Barbosa, da Capitania dos Portos, está sendo aberto um inquérito para investigar as causas do acidente. Segundo a oficial, a partir da decisão da autoridade responsável pelo julgamento, poderá ser comprovado um auto infracionário, com possibilidade de multas para os responsáveis. Ainda de acordo com a tenente, a retirada da embarcação é de inteira responsabilidade do proprietário.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir