Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Laje desaba, soterra operários e mata 1 em Porto Alegre
Acidente aconteceu na rua Dorival Castilhos Machado, no condomínio Jardins do Prado
Laje desaba, soterra operários e mata 1 em Porto Alegre
Foto: noticias.terra.com.br

Uma laje desabou na manhã de sábado, por volta das 10h, e atingiu ao menos 11 operários na rua Dorival Castilhos Machado, no condomínio Jardins do Prado, zona sul de Porto Alegre (RS), segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Ao menos um trabalhador morreu, outro está soterrado e nove sobreviveram.

As vítimas trabalhavam para a empresa Marco Projetos e Construções, terceirizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para a finalização de uma obra. Conforme o tenente-coronel da Brigada Militar Humberto Teixeira Santos, as vítimas caíram de uma altura de 12 m em um fosso, que tinha 9 m de profundidade. Os operários ficaram sob pedaços de concreto e tubo.

Uma equipe de oito socorristas, com o auxílio de um guincho, trabalhava para a remoção dos materiais. Inicialmente, as equipes orientavam para a saída de carros da região para poder retirar o maquinário da obra e finalmente remover a laje. Não havia previsão de conclusão dos esforços.

Um morador da região ouviu o estrondo da queda por volta das 10h. Alexandre Figueiredo denuncia que os trabalhadores estavam sem equipamentos de segurança. "Parecia que uma bomba explodiu. A laje quebrou pela metade quando o caminhão estava descarregando uma carga de concreto por cima. Não tinha o que fazer porque, se chegasse perto, poderia cair. As pessoas estavam sem equipamento de segurança".

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Ricardo Scavuzzo Machado, o acidente envolveu a execução da obra. "É provável que todos os registros estejam corretos, pois a empresa passou por todos os processos de fiscalização. A princípio, trata-se de um acidente na execução da obra", disse.

O prefeito da capital gaúcha, José Fortunati (PDT), esteve no HPS por volta das 14h30 para prestar solidariedade às famílias dos atingidos. O resgate foi feito pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A causa do acidente teria sido um problema de engenharia e a prefeitura afirmou que irá verificar se a empresa tem responsabilidade pelo desabamento.

Os nomes confirmados das vítimas atendidas em hospitais eram:
Marco Aurélio Mariano Leite, 22 anos (já recebeu alta);
Felipe Viafore da Silva, 19 anos (já recebeu alta);
Carlos Alberto Silva da Silva, 31 anos (já recebeu alta);
Romaci Dias Soares, 34 anos;
Volmir José Prestes, 35 anos;
Juarez Machado Prestes, 39 anos;
Gilberto Borba, 18 anos;
Mario dos Santos, 45 anos;
Adir Quadre, 43 anos.

Os seis primeiros foram atendidos no Hospital de Pronto-Socorro (HPS), enquanto que o Hospital Cristo Redentor recebeu os últimos três, todos com quadro estável.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir