Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Jovens têm acesso fácil a cigarros
Rio - Quase 80% dos fumantes acenderam seus primeiros cigarros antes dos 20 anos de idade. Além disso, em todo o País, 33% dos adolescentes com idades entre 13 e 15 anos já experimentaram cigarros. Os dados são da publicação ‘A situação do tabagismo no Br
Jovens têm acesso fácil a cigarros
Foto: odia.terra.com.br

E, pior ainda: apesar de o Brasil ter leis que impedem a comercialização de cigarros para menores, elas não são respeitadas. O fácil acesso aos produtos contribui para a experimentação. Mas não é só: a presença de aditivos e açúcares tornam os derivados de tabaco mais atraentes, pois mascaram o real sabor do tabaco.

VENENO EMBRULHADO

"É veneno embrulhado em papel de presente. Hoje é possível encontrar cigarros de vários sabores, como chocolate, por exemplo. É absurdo", critica a gerente de Divisão de Epidemiologia do Inca, Liz Almeida. De acordo com ela, tramita hoje no Congresso uma lei que proíbe a presença de aditivos nos cigarros. Mas ainda não há prazo para que seja votada.

"Por enquanto, precisamos trabalhar com as leis que temos. Qualquer pessoa pode ajudar a cumpri-las. Se viu um comerciante vendendo cigarro para um menor, converse com ele. Nossa ideia é que o comerciante entenda que a lei é para evitar que novas pessoas se tornem fumantes e morram por isso", diz.

Sobre a pesquisa, Liz explica que foram reunidos dados que mostram a relação do adolescente com o tabaco. "Hoje, a maneira mais eficaz de evitar o tabagismo é a prevenção. É preciso impedir que o jovem experimente, para diminuirmos o número de fumantes".

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir