Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Vistoria aponta que nove bueiros tem 100% de risco de explodir no Rio
Segundo Secretaria de Conservação, trabalho começou no dia 12. Mais de 1.400 vistorias foram feitas na Zona Sul e no Centro.
Vistoria aponta que nove bueiros tem 100% de risco de explodir no Rio
Foto: www.g1.com

Em menos de duas semanas de monitoramento no Rio, nove dos 1.422 bueiros vistoriados na cidade apresentaram 100% risco de explodir, segundo informou a Secretaria municipal de Conservação nesta terça-feira (30).

O balanço, de 12 até 26 de agosto, inclui inspeções feitas em Copacabana, Ipanema, Leblon, na Zona Sul, e no Centro.

De acordo com a Secretaria, nos nove casos, o protocolo de emergência foi acionado e as áreas de risco foram isoladas para evitar acidentes.

Inspeção é feita por empresa terceirizada
No dia 5 de agosto, a prefeitura anunciou que havia contratado uma empresa terceirizada para o trabalho. Na época, a prefeitura informou que a iniciativa previa a inspeção de 10 mil bueiros por mês, mesmo que não houvesse risco de explosão. O serviço é realizado pela Concremat, contratada em caráter emergencial por seis meses. O contrato custará aos cofres públicos cerca de R$ 4,2 milhões.

De acordo com a prefeitura do Rio, doze equipes trabalham em turnos diurno e noturno. O monitoramento é feito em caixas de inspeção e câmaras transformadoras. Os técnicos utilizam detectores para verificar a presença de gás inflamável e explosivos. A incidência de altas temperaturas também é checada com o apoio de um termovisor.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir