Categoria Educação  Noticia Atualizada em 30-08-2011

Universitários protestam e voltam a fechar entradas da Federal do ES
Protestos começaram nesta segunda-feira (29). Estudantes querem abertura gratuita do Restaurante Universitário.
Universitários protestam e voltam a fechar entradas da Federal do ES
Foto: www.g1.com

Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) voltaram a fechar as duas entradas do campus de Goiabeiras, em Vitória, na manhã desta terça-feira (30). Houve confusão, discussão, e algumas pessoas ficaram revoltadas por não conseguirem entrar com os carros na instituição.

Os universitários protestam por um ensino de qualidade, e querem também o Restaurante Universitário (RU) de graça enquanto os servidores estiverem em greve, a qual já dura dois meses.

Segundo dia de protesto
Os estudantes da Ufes iniciaram o protesto nesta segunda-feira (29). Eles fecharam todas as entradas do campus de Goiabeiras, na avenida Fernando Ferrari, em Vitória. De acordo com um professor que estava dentro da instituição, os universitários colocaram fogo em pneus, madeira e galhos de árvores.

Segundo Kauê Scarim, diretor da comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes, uma das reivindicações mais urgentes dos estudantes é a abertura gratuita do Restaurante Universitário (RU) enquanto durar a greve dos servidores, que já dura mais de dois meses. "Nós entendemos a causa dos servidores e apoiamos a greve, mas queremos a abertura do RU para quer os estudantes não sejam diretamente prejudicados", afirma Kauê.

A assessoria de comunicação da Ufes informou que respeita o direito de manifestação dos servidores das bem como as reclamações dos estudantes, e que já solicitou ao Governo Federal para que agilize as negociações com os servidores em greve. Segundo a assessoria, o reitor Reinaldo Centoducatte se reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), da Associação dos Docentes (Adufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na manhã desta segunda, para discutir algumas reivindicações dos alunos.

Na última sexta-feira(26), cerca de 200 estudantes da instituição ocuparam as dependências da reitoria com cartazes e gritos de ordem. Os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiram, em assembleia, na manhã da sexta-feira, pelo indicativo de greve com início no dia 5 de setembro, o que não significa que efetivamente haverá paralisação.

Os professores reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Segundo a Adufes, nesta quinta-feira (25), o Governo Federal apresentou uma proposta de ajuste de 4% sobre os vencimentos básicos dos docentes, que não consideraram a proposta satisfatória. Também será encaminhada uma proposta à associação nacional dos docentes de paralisação no próxima quarta-feira (31).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir