Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2011

Chuvas afetam mais de 240 mil pessoas na Região Sul
Santa Catarina foi o Estado mais afetado
Chuvas afetam mais de 240 mil pessoas na Região Sul
Foto: jornale.com.br

A chuva dos últimos dias voltou a causar prejuízos na região Sul do país. Mais de 240 mil pessoas foram afetadas nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo o último balanço divulgado pelas Defesas Civis dos dois Estados.

Santa Catarina é o mais castigado, com ao menos 233 mil pessoas afetadas de alguma forma pelas tempestades. Dois municípios decretaram estado de calamidade pública: Anchieta (no extremo-oeste) e Formosa do Sul (no oeste). Outras nove cidades estão em estado de emergência: Ponte Serrada, Campos Novos, Irati, Brunópolis, Erval Velho, Jaguaruna, Tigrinhos, São Domingos e Urubici. Mais de 3.700 habitantes tiveram que deixar suas casas, sendo que 634 foram para abrigos.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do Estado, 56 municípios registraram estragos com os temporais, com volume três vezes maior do que a média de agosto no Estado, que fica entre 115 e 150mm. Os ventos superaram os 100km/h em alguns locais.

Em Anita Garibaldi, na serra catarinense, um homem está desaparecido. Ele pode estar soterrado em um grande deslizamento ocorrido na rodovia SC-456. As buscas foram interrompidas agora à noite pelo risco de novos deslizamentos.

Em Irati (651 km de Florianópolis), no oeste catarinense, todas as casas no centro da cidade foram atingidas por uma chuva de granizo. Na mesma região, em Formosa do Sul (638 km de Florianópolis), os serviços de luz, água e telefone foram prejudicados com o fenômeno. "O mais inusitado foi a chuva de granizo em grande escala", disse o diretor de prevenção da Defesa Civil, Emmerson Emerin.

Na Grande Florianópolis, Palhoça teve dez bairros alagados, com 65 mil pessoas relatando problemas com as chuvas. A interdição de acessos a comunidades que ficam entre Rancho Queimado e Anitápolis suspendeu o transporte escolar, cancelando as aulas de hoje.

Em Balneário Camboriú (83 km de Florianópolis), no litoral norte do Estado, uma pedra caiu sobre uma casa no Morro da Pedreira, mas ninguém se feriu. Em Rio do Sul (188 km de Florianópolis), no Vale do Itajaí, moradores foram retirados das partes mais baixas para abrigos municipais, já que o rio Itajaí-Açu transbordou.

Na BR-282, em Bom Retiro (134 km de Florianópolis), na serra catarinense, o trecho do km 137 está completamente interrompido devido ao acúmulo de água na pista. A Polícia Rodoviária Federal recomenda que os motoristas utilizem como alternativa a BR-470. Capivari de Baixo (139 km de Florianópolis), sul do Estado, também apresenta pontos alagados, mas o trânsito segue liberado.

A previsão é de que o sol reapareça a partir de amanhã, mas com frio intenso, segundo a Epagri/Ciram, órgão oficial de meteorologia do Estado.
Estragos no Rio Grande do Sul

O excesso de chuva localizada, vendavais e as precipitações de granizo registradas nos últimos dias no Rio Grande do Sul fizeram com que 11 cidades encaminhassem à Defesa Civil Estadual Notificações Preliminares de Desastre (nopreds), desde a segunda-feira (29). Os problemas se concentram na metade norte do Estado. Vacaria (237 km de Porto Alegre) é a primeira a decretar situação de emergência.

Em todo o Estado, 10.707 pessoas foram afetadas pelo mau tempo, sendo que 142 acabaram desalojadas, 57 desabrigadas e 30 deslocadas. Ao menos 1.497 edificações foram danificadas.

Em Erechim (362 km da capital), o rio Ligeiro transbordou e ilhou uma família de agricultores. Nessa segunda-feira, a cidade foi atingida por um temporal de granizo. No município vizinho de Paulo Bento, os moradores foram surpreendidos por pedras do tamanho de bolas de golfe.

Na região metropolitana de Porto Alegre, a preocupação fica por conta do aumento do nível dos rios. A Prainha do Paquetá, em Canoas, que geralmente fica ilhada quando há altos volumes de chuva, está sob atenção.

Fonte: jornale.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir