Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2011

Ricardo Gomes abre os olhos e se movimenta
Médicos falam com otimismo sobre a recuperação de Ricardo Gomes
Ricardo Gomes abre os olhos e se movimenta
Foto: odia.terra.com.br

Rio - Os médicos que cuidam do quadro clínico de Ricardo Gomes haviam anunciado que era preciso aguardar as 72 horas após a cirurgia de drenagem do sangue pela qual o técnico passou, depois de sofrer um AVC hemorrágico no clássico contra o Flamengo, no último domingo, para obter uma amplitude maior a respeito do paciente.

Nesta quarta-feira, a equipe médica que acompanha o comandante do Vasco esperava retirar os sedativos para ver como Gomes reagiria. Dado isso, as notícias são bastante animadoras. Após a retirada dos medicamentos: o treinador reagiu bem e mostra gradativa evolução.

Ricardo Gomes já esboça movimentos de ambos os lados do corpo. De acordo com o médico Fábio Guimarães Miranda ainda é precoce para falar sobre possíveis sequelas, entretanto, revelou que técnico deve recuperar os movimentos com diversas sessões de fisioterapia.

"Notícias boas, suspendemos de manhã cedo os sedativos e após duas horas já apresenta reações positivas, acordando, abriu os olhos em determinados momentos e movimentou braços e pernas, mais o lado esquerdo do que o direito, como esperado. Isso não quer dizer que ele vai ter sequelas, ainda é cedo para uma avaliação definitiva, mas vamos iniciar a fisioterapia e ele deve recuperar totalmente os movimentos. Com o período de maiores complicações terminando, ele apresenta normalidade no estado clínico sinais vitais normais, e exames de imagem compatíveis com boa evolução", explicou o médico.

Apesar da melhora significativa do paciente, o neurocirurgião que operou Ricardo, José Antonio Guasti, garante que o estado de saúde do treinador ainda é grave. O comandante vascaíno respira com auxílio de um aparelho.

"Dentro do que imaginamos nesse primeiro momento, o panorama é dos melhores. Ele ainda segue no CTI por alguns dias. O estado inspira cuidado, é grave, mas é bem melhor do que há dois, três dias. A grande evolução dele foi nas últimas 12 horas", afirmou.

Entenda o caso

Ricardo Gomes passou mal durante o segundo tempo do clássico contra o Flamengo, neste domingo, no Engenhão. O técnico foi retirado do gramado pela ambulância e teve de ser levado ao Hospital Pasteur, no Meier, Zona Norte do Rio.

O treinador sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) com hemorragia e teve de ser operado. A cirurgia durou um pouco mais de três horas e foi bem-sucedida.

Em entrevista coletiva realizada na manhã dessa terça-feira no Hospital Pasteur, os médicos se disseram, novamente, otimistas pela recuperação do técnico do Vasco, Ricardo Gomes.

No entanto, a cautela prevalece quando o assunto é sobre possíveis sequelas no paciente, que ainda fica em coma induzido até esta quarta-feira. O novo boletim médico informa que Ricardo mantém as funções orgânicas em boas condições. Isto é, pressão arterial, frequência cardíaca, além de outros sinais vitais funcionando normalmente.

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir