Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 31-08-2011

Brasil pega o Canadá "como se fosse a Argentina"
Brasil pega o Canadá ‘como se fosse a Argentina’
Brasil pega o Canadá
Foto: sportv.globo.com

Na estreia, o susto. O que era para ser um jogo tranquilo contra a Venezuela ganhou ares de drama no ginásio Ilhas Malvinas, em Mar del Plata. O Brasil sofreu durante a maior parte do tempo e só conseguiu despachar o rival nos últimos minutos. Para a segunda rodada da Copa América, lição aprendida. Em mais um passo rumo aos Jogos de Londres, a equipe verde-amarela volta à quadra às 20h30m de quarta-feira para enfrentar o Canadá. Há uma semana, esse mesmo adversário foi nocauteado logo no primeiro quarto, com um implacável 24 a 2. Mas o flerte com a zebra na terça vacinou a seleção, que promete entrar em quadra na quarta como se campeões olímpicos estivessem do outro lado.

- Temos que pensar que todos os rivais são fortes como a Argentina. Respeitamos todos da mesma maneira. Se tivermos que ganhar de um ponto, vamos ganhar de um ponto. Se tivermos que ganhar de 30, vamos ganhar de 30. Temos que entrar e fazer o nosso jogo – avisou Marcelinho Huertas, um dos destaques da vitória sobre os venezuelanos.

O Brasil está no grupo A, ao lado de Canadá, Venezuela, República Dominicana e Cuba. No B estão Argentina, Porto Rico, Panamá, Paraguai e Uruguai. Os quatro primeiros de cada chave avançam à segunda fase, quando as equipes cruzam com as do outro grupo. As quatro melhores, então, vão às semifinais, e as vencedoras garantem as duas vagas nos Jogos de Londres.

Brasil: pegar moral no campeonato. Após uma partida mais complicada do que se previa na terça-feira, a equipe de Rubén Magnano precisa mostrar que o sofrimento contra a Venezuela foi apenas síndrome da estreia.

Canadá: evitar um novo vexame. A equipe da América do Norte folgou no primeiro dia do torneio e só estreia agora. Como a vitória é um sonho distante, a ideia é evitar que se repita o atropelamento da Copa Tuto Marchand, quando sofreu um apagão no primeiro tempo e perdeu por 88 a 70.

Rubén Magnano, técnico do Brasil: "É preciso ser um time diferente contra o Canadá. Até porque não vamos jogar de novo contra a Venezuela. Os canadenses têm um basquete totalmente diferente. São outras qualidades individuais. Na Venezuela, estudamos a característica de Vásquez, agora temos a característica de English, de Rautins. É nisso que temos que nos basear."

Leo Rautins, técnico do Canadá: "Espero que não se repita aquele primeiro quarto da Tuto Marchand (risos). O time todo do Brasil é bom. Huertas é um tremendo armador, faz todo mundo jogar. Sem falar em Tiago, Giovannoni, Machado, que têm muita experiência e atuam juntos há muito tempo. Eu gosto muito de ver o Brasil jogar."

24 a 2 – Foi o placar do primeiro quarto a favor do Brasil no jogo contra o Canadá na semana passada, pela abertura da Copa Tuto Marchand. Depois disso, bastou controlar o placar para garantir a vitória.

80 a 76 – Foi o placar da vitória do Canadá sobre a República Dominicana na última rodada da segunda fase na Copa América de 2007. A equipe de Leo Rautins chegou a ser dada como eliminada, mas se recuperou no torneio, bateu os dominicanos e assegurou uma vaga no Mundial da Turquia.

22 e 16 – Foram os pontos, respectivamente, de Leandrinho e Varejão contra o Canadá na semifinal da última Copa América, em 2009. A dupla, que não está em Mar del Plata, comandou a vitória brasileira por 73 a 65.


Fonte: sportv.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir