Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2011

“Ele foi um herói, não um assassino”, diz irmã de condutor de bonde de Sta. Teresa
Moradores de Santa Teresa pedem a demissão do secretário de Transporte
“Ele foi um herói, não um assassino”,  diz irmã de condutor de bonde de Sta. Teresa
Foto: noticias.r7.com

Moradores de Santa Teresa, bombeiros, médicos se reuniram em uma manifestação na manhã desta quinta-feira (1º), dia da comemoração de 115 anos dos bondes, para pedir a demissão do secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, e a inocência do condutor Nelson Correa da Silva, que comandou o bonde que se acidentou no último sábado (27), matando cinco pessoas e ferindo 57.

A irmã do condutor, Telma Correa da Silva, foi ao protesto junto com outros familiares e amigos de Nelson, vestidos de blusa branca com uma foto estampada do motorneiro, para defendê-lo da suspeita de que ele teria desobedecido a uma ordem de levar o veículo direto para a oficina.

- Ele foi um herói, não um assassino. Ele amava o que fazia. Deixava de ficar com a família para servir a população. Lamentamos profundamente o que aconteceu, mas precisamos nos mobilizar para que coisas piores não aconteçam. Ele era um excelente funcionário, por isso está sendo homenageado.

Segundo a prima de Nelson, Evanilde Souza, ele já teria comentado sobre os problemas de precariedade nos bondes. Tendo feito diversas reclamações.

-Ele falava de diversos problemas, e dizia que reclamava com quem devia, mas nunca era atendido. Agora aconteceu isso e ele deixou dois filhos e uma neta. Ele já trabalhava lá há 30 anos, só não saiu porque gostava muito do que fazia.

O protesto partiu do local do acidente em Santa Teresa e seguiu até a escadaria da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), na região central do Rio. Vestidos de preto, as pessoas levaram faixas e cartazes.

Veja imagens da tragédia

Segundo a presidente da Amast (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa), Elzbieta Mitkiewicz, a manifestação já estava marcada antes do acidente. Os moradores iam aproveitar a data para protestar contra as más condições do transporte. Com a tragédia, o protesto ganhou força.

- A omissão do Estado é que matou estas pessoas. Nós já tínhamos programado uma manifestação para o dia do aniversário de 115 do bonde.

Ainda de acordo com Elzbieta, os usuários do bondinho estarão de preto em homenagem às vítimas da tragédia. Revoltada com as mortes, Elzbieta disse que o bairro é manchado por essa sequência de acidentes.

- Era muito gostoso e barato andar de bondinho. Esse passeio é a cara do bairro, e estes irresponsáveis [governo estadual e Secretaria de Transporte] estão matando a identidade do local.

Situação de bondes é pior que a das vans

Na quarta-feira (31), o governador Sérgio Cabral (PMDB), falou pela primeira vez sobre a tragédia em Santa Teresa. Para Cabral, os bondes são sucateados e apresentam problema de gerência.

- A verdade é que a frota dos bondinhos é sucateada, uns foram reformados e outros não. A verdade é que não há controle de passageiros. O problema ali me parece de gerência desse tipo de controle. Saber dizer que não pode entrar.

Cabral nomeou o presidente do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários), Rogério Onofre, como interventor do serviço de bondes na tentativa de diagnosticar as reais condições do transporte.

Em visita à oficina dos bondes na quarta, Onofre se surpreendeu com a situação do bondinho de Santa Teresa. Para ele, o desafio de revitalização é mais difícil que legalizar o serviço de vans intermunicipais, controlado pelas milícias cariocas.

O presidente do Detro estuda a possibilidade de integrar os bondes de Santa Teresa ao trenzinho do Corcovado, na zona sul. Para isso, segundo ele, seriam necessários investimentos de R$ 800 mil.

Arame no lugar de parafuso

Após uma vistoria no local do acidente no último domingo (28), os técnicos do Crea-RJ constataram que tinha um arame no lugar de um parafuso em um dos eixos que prende as rodas traseiras. Na mesma estrutura, que tem cerca de cem anos, uma sapata de freio (espécie de pastilha) completamente gasta chamou a atenção dos técnicos do Crea-RJ.

Circulação suspensa

A circulação dos bondes está suspensa e não há previsão de retorno. O sistema de transporte só voltará a funcionar após a apuração das causas do acidente de sábado, segundo informou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que esteve no local no fim de semana e foi hostilizado por moradores.

- Foi uma fatalidade, uma tragédia, mas as causas desse acidente serão apuradas com toda a transparência. Vamos pedir ajuda ao Crea para saber o que aconteceu.

Testemunhas disseram que o bonde estava superlotado. Segundo o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Estadual de Transportes, havia pelo menos 14 passageiros além do permitido.

A capacidade é de 32 passageiros sentados e 12 em pé, informou Júlio Lopes. O número, no entanto, não inclui os que viajam nos estribos, prática muito comum entre os usuários do sistema.

- Temos informações preliminares de que o bonde estaria muito cheio.

Além disso, o bonde nº 10 não havia sido modernizado e pertencia a uma geração antiga de veículos, segundo Júlio Lopes. O secretário informou que o processo de recuperação dos bondes foi interrompido por determinação judicial porque os modelos novos apresentaram problemas.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir