Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-09-2011

Vitória do Vasco devolve sorriso a Ricardo Gomes, dizem médicos
Quadro evolui, e técnico recobra a consciência de forma progressiva, já mexendo os membros espontaneamente. Fala não deve ser afetada
Vitória do Vasco devolve sorriso a Ricardo Gomes, dizem médicos
Foto: www.g1.com

Com a retirada dos sedativos, Ricardo Gomes abriu os olhos e moveu braços e pernas. Após a excelente notícia, os médicos que acompanham o treinador do Vasco no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio, reuniram-se mais uma vez, na manhã desta quinta-feira, para passar novas informações sobre a recuperação do técnico. E, novamente, o prognóstico foi positivo. Segundo os médicos, Gomes está recobrando a consciência progressivamente, está menos sonolento, aperta a mão e atende a comando verbais. E teria até esboçado um sorriso ao saber da vitória do Vasco por 3 a 1 sobre o Ceará, jogo em São Januário que foi justamente marcado por homenagens ao comandante cruz-maltino.

- Ele está atendendo comandos verbais, apertando a mão, os sinais neurológicos estão excelentes. Não fala porque segue entubado. Tinha sangue dentro do tecido cerebral que foi retirado na cirurgia. A tomografia mostrou absorção de 80%, e o restante vai desaparecer nas próximas horas. A evolução é favorável. Ele até esboçou um sorriso ao contarmos que o Vasco tinha vencido - afirmou José Antônio Guasti, responsável pela operação do treinador no último domingo.

O clínico Fábio Miranda disse ainda que o treinador já mexe os membros de forma espontânea, mais o lado esquerdo do que o direito, afetado pelo AVC (acidente vascular cerebral). Tudo dentro do esperado. O reconhecimento dos familiares também acontece de forma progressiva. Segundo o clínico, ele ainda tem momentos de inconsciência, o que é perfeitamente normal

- A consciência ainda flutua em função dos medicamentos, como ocorre nos pacientes neste caso. Tem dias em que tudo é bom e outros nem tanto. Mas em praticamente todos os contatos com os familiares ele expressou satisfação e emoção. A evolução é gradativa, e o despertar vem sendo calmo, com raros momentos de agitação que precisem ser controlados. Mas ele está progressivamente menos sonolento, se conectando mais com o meio, abrindo os olhos e movimentanando mais os membros de maneira espontânea. A monitorização clínica, os exames laboratoriais e a nova tomografia também mostram evolução. Continuamos animados - explicou Fábio.

O diretor-geral do hospital, Ricardo Periard, resumiu bem ao dizer que foi mais um dia vitorioso. Segundo o médico, a família tem tido um esquema de visitação especial, já que o contato ajuda neste tipo de recuperação.

- Dentro de uma organização que se exige em um hospital, estamos fazendo de tudo para que a família ajude e se sinta confortável. Este contato nos dá uma boa resposta - disse.

Sequelas ainda indefinidas, mas fala pode não ter sido atingida

Com o término do prazo inicial de 72 horas após a cirurgia emergencial do último domingo e a retirada completa dos sedativos, os médicos vão avaliando a possibilidade de sequelas. E, assim como o restante do quadro, o clima é de otimismo. O lado direito, mais afetado em função do AVC, atualmente está em grau dois de um máximo de cinco. No entanto, com a fisioterapia as chances de o treinador ficar 100% curado são boas.

- Ainda precisamos aguardar o despertar total para avaliar. Mas hoje o Ricardo se encontra em grau dois, sendo o cinco o ideal. Com a fisioterapia, ele tem chance de recuperar os movimentos praticamente em sua totalidade. Só o fato de, neste quadro atual já ter uma movimentação satisfatória, nos dá a esperança de alcançar a recuperação em um futuro próximo. Mas ainda é recente. E vale lembrar que o lado esquerdo está normal - informou Guasti, complementando a boa notícia ao falar da fala, outra parte atingida.

- A fala, em princípio, não parece ter sido atingida. Mas ele segue entubado e só vamos ter essa noção quando o tubo for retirado, o que deve ocorrer nas próximas 24 horas - disse.

Fisioterapia em quatro sessões

Parte fundamental no processo de recuperação, a fisioterapia segue sendo realizada de maneira intensiva em Ricardo Gomes através da equipe de profissionais do Hospital Pasteur. São quatro sessões diárias feitas ainda de forma passiva, em função do grau de despertar do treinador. Quando Ricardo retomar a consciência em sua totalidade, a fisioterapia poderá ter exercícios ativos.

Além da parte física, a fisioterapia respiratória também evolui gradativamente. Nesta quinta-feira, em determinados momentos, Ricardo Gomes chegou a respirar sem qualquer auxílio de aparelhos. Assim que ele deixar de ficar entubado, os aparelhos poderão ser totalmente retirados. Mesmo assim, ele deverá ficar mais 72 horas no CTI.

- São quatro sessões de fisioterapia. Por enquanto, a nossa equipe movimenta de forma passiva os membros para amenizar a atrofia muscular. Quando ele passar a obedecer 100% dos contatos, passará a ser ativa também. O respirador também foi retirado em alguns momentos e nas próximas 24 horas, quando ele deve deixar de ficar entubado, os aparelhos poderão ficar totalmente desligados. Foi como falamos, a cada dia é uma vitória. A melhora é progressiva e hoje o risco de morte é muito pequeno - finalizou.

Entenda o caso

Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no último domingo, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cerébro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.

No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir