Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-09-2011

Rio de Janeiro em estado de alerta devido a dengue
A dengue continua a atingir alto níveis no estado do Rio de Janeiro e fez com que o prefeito da cidade, Eduardo Paes, decretasse estado de alerta nesta quarta-feira (31).
Rio de Janeiro em estado de alerta devido a dengue
Foto: www.noticiasbr.com.br

A dengue continua a atingir alto níveis no estado do Rio de Janeiro e fez com que o prefeito da cidade, Eduardo Paes, decretasse estado de alerta nesta quarta-feira (31). o decreto foi tomado uma vez que acreditasse que o numero de casos tenha um aumento significativo durante o verão.

"Infelizmente a evolução da dengue na cidade mostra que poderemos ter no verão a maior das epidemias da história, mas, felizmente, há luz no fim do túnel", informou Paes. O prefeito ainda disse que o Centro de Operações Rio será transformado em um quartel general aonde serão tomadas todas as medidas e ações para realizar o combate a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que para o maior controle, está sendo duplicado o numero de agentes de saúde e também o amento de unidades e polos de atendimento e hidratação. A prefeitura também comprou novos equipamentos e veículos. O custo estimado para o novo programa é de R$ 41 milhões até abril.

De acordo com o secretaria municipal de Saúde, Hans Dohmann, em cerca de dois terços dos casos registrados da dengue foi encontrado focos do mosquito e de transmissão na casa dos pacientes infectados. Segundo as estimativas da secretaria, as áreas mais afetadas pelo mosquito são ao a área Central, a Zona Oeste e a Nona Norte.

Para Dohmann, a melhor forma de prevenção é realizando a conscientização da sociedade sobre os riscos e objetivos que podem servir como local de reprodução do mosquito. "Não há poder público que possa cuidar de cada casa todos os dias, por isso a participação da população é importante", comentou.

Fonte: www.noticiasbr.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir