Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2011

Médico festeja "vitória" e diz que Ricardo Gomes atende a comandos verbais
Ricardo Gomes está internado desde o último domingo
Médico festeja
Foto: esportes.terra.com.br

Ricardo Gomes, técnico do Vasco da Gama, deu os primeiros sinais de melhora após passar por uma cirurgia no domingo para tratar de um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico sofrido durante a partida entre seu time e o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva concedida no auditório do Hospital Pasteur, a equipe médica afirmou que em "mais um dia de vitória", Ricardo Gomes reagiu de forma satisfatória aos estímulos feitos. Após duas horas sem sedativos, o técnico abriu os olhos e fez movimentos motores.

"Ele está recuperando gradativamente o nível de consciência, se conectando com o meio ambiente e atendendo aos comandos verbais", disse Fábio Guimarães Miranda, clínico-intensivista. José Antônio Guasti, neurocirurgião responsável pela operação do treinador, afirmou que a equipe está otimista com a recuperação do comandante vascaíno.

"Estamos muito otimistas com a recuperação dele. Não tenho dúvidas de que além de todos os esforços médicos, a força e a energia de todos estão ajudando nesse processo", disse.

Nesta manhã, uma tomografia computadorizada mostrou uma boa absorção dos resíduos dos líquidos no tecido cerebral, decorrentes da cirurgia que ele sofreu. Também foi detectada uma dificuldade de movimentação do lado direito do corpo de Ricardo Gomes.

"Numa escala de 1 a 5, ele está com grau 2 nos movimentos do lado direito. Já o lado esquerdo está com força normal. Isso é absolutamente esperado para esses primeiros momentos e, necessariamente, não é definitivo", explicou Guasti.

No momento, Ricardo Gomes encontra-se com estabilidade clinica e neurológica. Ele permanece necessitando de cuidados intensivos e sem previsão de alta do CTI.

Entenda o caso

O acidente vascular cerebral (AVC), ou acidente vascular encefálico (AVE), chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida da função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais.

Trata-se de uma doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e déficit visual súbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais.

Fonte: esportes.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir