Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Tempestade Lee é rebaixada para depressão tropical nos EUA
Ainda há preocupação para risco de inundações em Louisiana. Governador Bobby Jindan declarou estado de emergência.
Tempestade Lee é rebaixada para depressão tropical nos EUA
Foto: www.g1.com

A tempestade Lee enfraqueceu na noite de domingo (4) depois de chegar à costa da Louisiana, no Sul dos Estados Unidos, e foi rebaixada para uma depressão tropical pelo Centro Nacional de Furacões (NHC na sigla em inglês) no país.

De qualquer forma, o NHC emitiu alertas de tornado para cinco municípios no sul do estado do Mississippi. No domingo, o governador de Louisiana, Bobby Jindan, declarou estado de emergência e pediu aos moradores para "se prepararem para o pior", afirmando que está preocupado com o risco de inundações.

De acordo com o centro, a depressão move-se lentamente para o leste e deve virar para o nordeste no início desta segunda-feira (5), uma semana após o furacão Irene devastar a costa leste. O ciclone estava se movendo a 55 km/h. As autoridades advertiram as pessoas da região sobre as inundações flash. Louisiana recebeu com temor a notícia sobre a chegada de Lee, já que foi uma das regiões mais afetadas pelo furacão Katrina, há seis anos.

O presidente americano, Barack Obama, "vigia a situação" provocada pela tempestade, informou à imprensa o porta-voz Jay Carney. Obama viajou a Nova Jersey para conferir os danos provocados por outro fenômeno meteorológico, o furacão Irene, que deixou 43 mortos na semana passada, na costa leste do país.

A tempestade Lee, que se formou no Golfo do México, tocou a terra com ventos de 75 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami. Um boletim do NHC às 12h (em Brasília) mostrava que Lee continuava avançando lentamente na direção nordeste, e deveria se voltar para a direção leste-nordeste na noite deste domingo (4).

Segundo as previsões do NHC, o nível das chuvas esperadas até o fim do feriadão (segunda-feira é Dia do Trabalho nos EUA), deveria alcançar 25 cm a 37 cm em uma região que vai da parte central da costa do Golfo do México até Kentucky e Tennessee, com pico de 50 cm em algumas regiões. O serviço nacional de meteorologia advertiu para o risco de inundações rápidas, em particular nas estradas.

No sábado (3), os primeiros efeitos da tempestade tropical foram sentidos em Louisiana, onde ventos e fortes chuvas poderiam por à prova os diques de Nova Orleans, devastada no verão de 2005 na passagem do furacão Katrina.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir