Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Tufão: sobe para 26 total de mortos no Japão
As buscas aos mais de 50 desaparecidos continuam nesta segunda-feira
Tufão: sobe para 26 total de mortos no Japão
Foto: www.band.com.br

As equipes de resgate prosseguem nesta segunda-feira com as tarefas de busca no Japão após a passagem do tufão Talas, que deixou pelo menos 26 mortos e mais de 50 desaparecidos no oeste do país.

As chuvas torrenciais provocadas pelo fenômeno resultaram em cheias de rios, inundações e deslizamentos de terra. "Nos esforçamos para voltar a ter a situação sob controle. A energia elétrica está cortada e a destruição das estradas impede que nossos veículos entrem nas zonas afetadas", afirmou uma fonte do corpo de bombeiros da cidade de Tanabe, no município de Wakayama (centro-oeste), o mais afetado.

O tufão, que tocou terra no sábado, fez rios transbordarem e provocou deslizamentos de terra na ilha de Shikoku e na parte oeste de Honshu. O governo mobilizou equipes de emergência. O fenômeno foi considerado um dos mais letais do ano.

Milhares de pessoas ficaram ilhadas e a situação das estradas dificultou a ajuda de socorro. Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, além dos mortos e desaparecidos, pelo 3,6 mil pessoas ainda seguem isoladas pelos deslizamentos de terra ou desabamentos de pontes.

Alerta

A agência meteorológica nacional está em alerta para o risco de novas enxurradas, porque o oeste do país registrou fortes chuvas, com mais de 180 centímetros em certas áreas, desde a terça-feira.

Em outubro de 2004, um tufão deixou 98 mortos e desaparecidos no país, pouco depois que uma tempestade deixou 46 mortos e desaparecidos em setembro do mesmo ano.

Fonte: www.band.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir