Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Ronaldinho é o destaque do Brasil contra Gana
De volta à Seleção Brasileira após quase um ano fora e chamado por Mano Menezes para liderar a equipe até a Copa de 2014, Ronaldinho Gaúcho, em 2011, completa 14 anos desde seus dois primeiros títulos pelo Brasil.
Ronaldinho é o destaque do Brasil contra Gana
Foto: esportes.opovo.com.br

De volta à Seleção Brasileira após quase um ano fora e chamado por Mano Menezes para liderar a equipe até a Copa de 2014, Ronaldinho Gaúcho, em 2011, completa 14 anos desde seus dois primeiros títulos pelo Brasil. E, coincidentemente, o primeiro título do jogador a nível mundial foi exatamente contra Gana, adversário de hoje, em Londres.

O ciclo do atacante com a camisa amarelinha se iniciou oficialmente em 1997, quando ele foi convocado pelo técnico Sérgio Farias para a disputa do Sul-Americano e do Mundial da categoria Sub-17. Ronaldinho já havia feito dois amistosos pela Seleção sub-15 contra Inglaterra e Escócia anteriormente.

A estreia em competições oficiais pelo Brasil, porém, aconteceu antes mesmo de ele jogar pela primeira vez no profissional do Grêmio, em 1998.

– Era um jogador que conhecíamos da sub-15, mas que disputaria as primeiras competições naquele ano. Já mostrava muito talento e era carismático. Foi o nosso camisa 10 na competição – contou Sérgio.

O Brasil foi campeão sul-americano e, depois, no Egito, com seis vitórias em seis jogos, a Seleção conquistou o Mundial sobre Gana. Ronaldinho foi titular durante toda a campanha, atuou durante 491 minutos e marcou dois gols, ambos de pênalti. Ao fim da competição, foi apontado na lista dos dez melhores jogadores do Mundial.

– Para mim, foi o melhor, sem dúvida. Ele estava bem acima dos outros. Jogava como meia-atacante. Não fez muitos gols, mas tinha muita participação. Até me surpreendo com a condição de ele ser artilheiro do Flamengo este ano – ponderou o treinador.

Capitão do Flamengo, Ronaldinho, apesar da confiança depositada por Mano Menezes, não envergará a braçadeira de capitão no amistoso em Londres. Aposta do treinador da Seleção para o Mundial no Brasil, Ronaldinho não é visto pelo responsável por sua primeira oportunidade noBrasil como um líder:

– Ele tem um carisma muito grande, mas não tem esse perfil. Tomara que volte bem ao Brasil.

Neste domingo, o treinador da Seleção reiterou sua confiança no Dentuço.

- A presença dele não é temporária, mesmo com idade avançada. Ele está bem no clube, por isso o trouxemos. Uma juventude promissora precisa ter um jogador de referência - disse Mano, em entrevista coletiva.

Causos de Ronaldinho na Seleção sub-17

Quando se apresentou à Seleção para o Mundial, o irmão e agente Assis foi quem levou o jogador até a Granja Comary. A educação do atacante foi elogiada por Sérgio Farias: "Ele perdeu o pai novo e foi criado pela mãe e por Assis. Sempre foi um menino muito educado e humilde.Não dava trabalho nesse sentido."

Depois do título do Mundial sub-17, Ronaldinho liderou as comemorações: "Fomos comemorar nas esfinges, ao lado das pirâmides. Ele era orepresentante da turma do pagode."

A situação aconteceu em amistoso do Brasil contra Holanda: "Fomos passear em uma rua famosa lá em que as mulheres ficam nas vitrines.Tinha um jogador evangélico que tampava os olhos para não ver e Ronaldinho ficava brincando. Tiraram foto das mulheres e era proibido"

Previsão de Assis acertada

Uma semana antes do início dos treinos para o Mundial, a lista dos convocados já estava definida. Nessa mesma época, o Vasco treinava na Granja Comary. O supervisor do clube, Nilson Gonçalves, que também era da Seleção, esteve com Assis, irmão de Ronaldinho e foi avisado de que a 10 seria bem representada.

– Ele falou ao Nilson assim: "Se vocês acham que eu sou bom, isso é porque não viram meu irmão" – contou Sérgio Farias.

Bom salário após o título

A boa participação e o título do Mundial Sub-17 do Egito renderam uma boa gratificação a Ronaldinho no retorno ao Grêmio.

– Quando ele voltou da Seleção fizeram um novo contrato e ele passou a ganhar cerca de R$ 70 mil. Era um valor muito bom, considerandoa idade – contou Sérgio Farias.

O primeiro jogo do Gaúcho pelo profissional do Grêmio foi em 17 de janeiro de 1998, contra o Serrano. O Tricolor venceu por 3 a 0.

Ronaldinho titular, e Gana desfalcada

No amistoso desta segunda, às 15h45, Ronaldinho deve ser titular, assim como Neymar, Ganso e Leandro Damião, que formam com o Dentuço o quarteto ofensivo treinado por Mano nos últimos três dias.

A seleção de Gana tenta sua primeira vitória sobre o Brasil sem seus principais jogadores. O volante Essien, do Chelsea, sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho no início da pré-temporada e teve de passar por uma cirurgia. Já o atacante Gyan sofreu uma contusão muscular na coxa na partida contra a Suazilândia, pelas Eliminatórias da Copa das Nações Africanas, na sexta-feira, e vai começar a partida no banco.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL X GANA

Estádio: Craven Cottage, Londres (ING)Data/hora: 05/09/2011 - 15h45 (de Brasília)Árbitro: Mike Dean (ING)

BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Lucas e Fernandinho; Neymar, Ganso e Ronaldinho; Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes.

GANA: Kwarasey, Pantsil, Jonathan Mensah, Vorsah e Opare; Derek Boateng e Agyemang-Badu; Adiyiah, André Ayew e Muntari; Tagoe. Técnico: Goran Stevanovic.

Fonte: esportes.opovo.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir