Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-09-2011

Marta: pesquisa é resultado de obras feitas na prefeitura
Marta Suplicy no Plenário do Senado em Brasília
Marta: pesquisa é resultado de obras feitas na prefeitura
Foto: noticias.terra.com.br

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse, nesta segunda-feira, que o resultado divulgado pela pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira, na qual aprece na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo, é resultado de seu trabalho desempenhado quando foi prefeita da capital paulista (2001 a 2005). Segundo a petista, a amostra ainda é embrionária e pode mudar de acordo com a campanha.

"Fiquei contente, mas avalio com muito realismo. É uma pesquisa que me deixa em uma ótima posição, percebo que não é um recall de campanhas passadas, mas é um recall de obras feitas na cidade. Essa é uma votação expressiva que se repete. Agora, temos que aumentar essa votação", disse Marta, completando que nunca deixou a disputa pela prefeitura, mas terá que enfrentar "situações adversas" nessa disputa.

"É uma coisa muito embrionária, está muito longe ainda de uma campanha. A única coisa concreta nisso tudo é que o índice que eu tenho é consolidado. Isso é muito bom, me deixa muito feliz, mas o aumento desse índice depende de uma campanha, tanto para minha candidatura quanto para o Haddad (ministro da Educação), que também pode crescer numa boa campanha. Então, isso tem um significado muito forte, mas não tem um significado final".

Sobre o empenho do ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva em lançar o nome de Haddad para disputar a prefeitura paulista, Marta diz que teve uma conversa de cerca de duas horas com Lula, na qual, em nenhum momento, ele disse que ela não deveria ser candidata.

"O Lula nunca falou publicamente, ele fala de outra forma (...) Tivemos uma conversa de duas horas e em nenhum momento ele me disse para deixar de disputar a prefeitura de São Paulo porque "eu quero que seja o Haddad". Ele nunca falou isso. O Lula sempre deixa uma porta aberta, e essa porta continua aberta", disse.

A pesquisa
De acordo com a pesquisa divulgada, Marta larga na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo. A petista lidera em todos os cenários pesquisados, com vantagem média de 14 pontos percentuais em relação aos adversários. Na simulação do pleito sem Marta, o ex-governador José Serra (PSDB) e o ex-deputado Celso Russomanno (PP) aparecem empatados na ponta. O levantamento ouviu 1.039 moradores de São Paulo na última quinta. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, Marta obtém sua menor folga na simulação em que Serra é o candidato do PSDB. Ela chega a 29%, contra 18% do tucano. Nesse cenário, o ex-deputado Celso Russomanno (PP) é o terceiro colocado, com 13%. Atrás, empatados tecnicamente, aparecem o vereador Netinho de Paula (PC do B), com 8%, a ex-vereadora Soninha Francine (PPS), com 6%, e o deputado Paulinho da Força (PDT), com 6%. O deputado Gabriel Chalita (PMDB) é citado por 3%. Luiz Flávio Borges D"Urso (PTB) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 2% cada um. No cenário em que o candidato do PSDB é o senador Aloysio Nunes Ferreira, Marta alcança 31% e é seguida por Russomanno, com 15%.




Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir