Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 06-09-2011

Gilberto soma polêmicas com arbitragem em sua 2ª passagem pelo Cruzeiro
Entrevero com Leandro Pedro Vuaden não foi o único do jogador de 35 anos
Gilberto soma polêmicas com arbitragem em sua 2ª passagem pelo Cruzeiro
Foto: www.superesportes.com.br

O episódio polêmico entre Gilberto e Leandro Pedro Vuaden no último domingo não é o único na trajetória recente do jogador pelo Cruzeiro. Após cinco anos no futebol europeu, ele retornou ao clube em julho de 2009. Aposta da diretoria celeste por sua capacidade técnica e experiência, o meia e lateral-esquerdo acumulou, desde então, casos de divergências com árbitros, situação pouco comum a atletas com a mesma longa trajetória no futebol. O Superesportes relembrou alguns desses episódios de Gilberto no Cruzeiro.

Gilberto x PC Oliveira

Ainda em 2009, Gilberto teve entrevero com Paulo César Oliveira. Em empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, na Arena da Baixada, o jogador cruzeirense foi expulso aos 45 minutos do segundo tempo, quando teria xingado o árbitro em comemoração de gol empate celeste, marcado pelo zagueiro Leonardo Silva.

O cartão amarelo havia sido recebido aos 40 minutos da etapa final. Gilberto ajeitava a bola para uma cobrança de falta em frente à área do Atlético-PR e Paulo César Oliveira advertiu o jogador porque a bola estava posicionada atrás da marca de spray. Irritado com a advertência, o jogador cruzeirense teria se exaltado e xingado o árbitro na comemoração do gol marcado por Leonardo Silva cinco minutos depois.

Julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Gilberto foi punido com um jogo de suspensão. Ele acabou desclassificado do artigo 252 (ofensa moral ao árbitro), que prevê de dois a seis jogos de suspensão, para o 251 (desrespeito ao árbitro), com pena de um a quatro jogos.

Dois vermelhos na Libertadores

No princípio de 2010, Gilberto voltou a ter demonstrações de que nem sempre utiliza sua experiência, e logo no principal objetivo do clube naquela temporada. Pela Copa Libertadores, o meia e lateral foi expulso nos dois primeiros jogos da campanha do time celeste.

Na estreia, em partida disputada na Bolívia, Gilberto recebeu cartão vermelho aos 20 minutos de jogo por dar um soco em um adversário. Já em jogo contra o Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, a expulsão aconteceu logo aos dois minutos de jogo, quando o jogador cruzeirense atingiu rival com a sola da chuteira. A segunda expulsão obrigou Gilberto a cumprir dois jogos de suspensão.

Revolta contra Ricci

No Brasileirão, por sua vez, Gilberto teve problemas com arbitragem em jogo cercado de polêmica. Em 13 de novembro, o Cruzeiro foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0 no Pacaembu, em confronto decisivo na briga pelo título.

O gol do triunfo corintiano foi marcado por Ronaldo em cobrança de pênalti. No lance da infração, Sandro Meira Ricci viu empurrão de Gil no Fenômeno, o que resultou em diversas reclamações celestes. Uma delas foi feita por Gilberto, que acabou expulso.

Na súmula, Ricci relatou o que o jogador cruzeirense teria dito: "Na bola o Corinthians não ia ganhar. Você está errado". Após ser expulso, Gilberto insistiu nos protestos. "Esse cartão vermelho não vai voltar a traz a m... que você fez".

Apesar do que foi relatado pelo árbitro do Distrito Federal, Gilberto foi absolvido pelo STJD. Ele precisou cumprir apenas uma partida pela suspensão automática.

Expulsão no jogo do título

Na final do Campeonato Mineiro deste ano, Gilberto foi o autor do segundo gol do Cruzeiro na vitória sobre o Atlético, por 2 a 0, em triunfo que deu a taça ao time celeste. Porém, ele não permaneceu em campo até o fim. Um amarelo na comemoração do gol e outra advertência, logo em seguida, em falta sobre um rival, resultaram na expulsão.

Gilberto x Vuaden

Os problemas de Gilberto com Leandro Pedro Vuaden não se resumem ao jogo do último domingo, quando o Cruzeiro empatou com o Palmeiras, por 1 a 1, no Pacaembu.

O meia foi expulso pelo árbitro gaúcho em triunfo sobre o Corinthians, por 1 a 0, em 24 de julho. O cartão amarelo ocorreu após falta sobre Jorge Henrique próxima à linha lateral. Já o vermelho foi recebido por ter puxado pela camisa o meia Alex, que tentava armar o ataque da equipe paulista.

Já com a memória negativa daquela expulsão, Gilberto questionou Vuaden em campo no último domingo se o árbitro teria algo contra ele. Nos minutos finais do empate com o Palmeiras, o gaúcho assinalou pênalti do cruzeirense sobre João Vítor. Na cobrança de Marcos Assunção, Rafael defendeu com os pés e evitou a derrota celeste.

Alegando ser perseguido por Vuaden, Gilberto disse, ao deixar o gramado do Pacaembu, que encerraria a carreira. Essa decisão, entretanto, foi revertida nessa segunda-feira.



Fonte: www.superesportes.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir