Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 06-09-2011

Facebook ultapassa Orkut no Brasil
Um longo reinado chegou ao fim: o Orkut, at� ent�o a rede social mais popular no Brasil, acaba de perder o trono para o Facebook em n�mero de usu�rios em territ�rio nacional.
Facebook ultapassa Orkut no Brasil
Foto: www.adrenaline.com.br

Um longo reinado chegou ao fim: o Orkut, at� ent�o a rede social mais popular no Brasil, acaba de perder o trono para o Facebook em n�mero de usu�rios em territ�rio nacional. Conforme a Isto� Dinheiro, que cita n�meros ainda n�o divulgados pelo Ibope Nielsen Online, a rede de Zuckerberg fechou o m�s de agosto com 30 milh�es de usu�rios brasileiros.

Com isso, o Facebook conquista a lideran�a em um dos poucos pa�ses nos quais ainda era coadjuvante, e ganha mais n�meros para consolidar seu status de maior rede social do mundo. Hoje com 750 milh�es de usu�rios, a rede, no Brasil, contabilizava apenas pouco mais de quatro milh�es de perfis h� dois anos, enquanto o Orkut reinava com 27 milh�es de pessoas.

Para o Orkut, � o fim de um reinado de mais de sete anos, enquanto era utilizado por cerca de 70% dos brasileiros com conex�o � Internet. Nos �ltimos tempos, a rede incorporou algumas ferramentas semelhantes �s do site rival, como o bot�o "Gostou" e a possibilidade de inserir fotos maiores no avatar.

Recentemente, surgiu ainda outra rede social: o Google+. Mesmo assim, o Google manteve o Orkut no ar e, inclusive, em julho, publicou um v�deo em defesa do servi�o, intitulado "O Orkut n�o para de crescer". Ser� mesmo?

UPDATE: Essa hist�ria ainda vai dar muito o que falar. Ap�s a grande repercuss�o dos n�meros divulgados pela Isto� Dinheiro na m�dia, o Ibope divulgou uma nota na qual questiona as informa��es. O instituto frisa que as estat�sticas referentes a agosto ainda "n�o foram finalizadas" e que, portanto, "n�o confirma os dados publicados na mat�ria".

O Ibope ainda ressaltou que, de acordo com sua pol�tica, "n�o divulga dados de players". Mas a equipe da Isto� Dinheiro, mesmo assim, permanece confiante. Clayton Melo, editor de tecnologia da publica��o, afirma que os dados foram obtidos em primeira m�o, de fonte segura, e que os n�meros ser�o confirmados assim que o Ibope publicar os resultados da pesquisa.

Fonte: www.adrenaline.com.br
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir