Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-09-2011

Forças líbias retomam negociação para entrada em cidade leal a Kadhafi
Bani Walid está cercada por forças do Conselho Nacional de Transição. Mas líderes tribais se recusam a render-se às forças rebeldes.
Forças líbias retomam negociação para entrada em cidade leal a Kadhafi
Foto: www.g1.com

Foram retomadas nesta terça-feira (6) as negociações para pôr fim ao impasse sobre a cidade líbia de Bani Walid, que está cercada por forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), depois que os anciãos da tribo da região concordaram em dialogar.

Quatro líderes tribais se encontraram com representantes do CNT nesta terça-feira em uma pequena mesquita situada cerca de 40 quilômetros ao norte da cidade. "Nós estamos agora aguardando a resposta deles. Assim que a tivermos, entraremos pacificamente na cidade", disse o negociador Sediq Bin Dalla, do CNT, depois de duas horas de conversações.

Bani Walid fica no meio do deserto, 150 quilômetros ao sul de Trípoli. A cidade vem se recusando a render-se às forças do CNT. O impasse provoca o temor de novos combates entre os insurgentes e as forças ainda leais ao ex-líder da Líbia Muammar Kadhafi.

As forças do CNT se concentram fora da cidade há dias e a situação é vista como um teste para a capacidade do conselho de deixar de lado as divisões tribais do país e negociar uma solução pacífica, sob o risco de incorrer em um derramamento de sangue.

A cidade é um reduto da poderosa tribo Warfalla, que tem cerca de 1 milhão de integrantes e permaneceu leal ao regime deposto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir