Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-09-2011

Para defender franco suíço da crise, BC estabelece taxa mínima de câmbio
Para defender franco suíço da crise, BC estabelece taxa mínima de câmbio
Para defender franco suíço da crise, BC estabelece taxa mínima de câmbio
Foto: www.g1.com

O Banco Nacional Suíço (BNS, o banco central da Suíça) fixou nesta terça-feira (6) uma cotação mínima do euro a 1,20 franco suíço para frear a valorização de sua moeda, que serve de valor refúgio em momentos de crise – com a confiança no euro e no dólar abalada, os investidores correm para o franco, fazendo com que sua cotação dispare.

A instituição admitiu em um comunicado que "mesmo a 1,20 franco por euro, a moeda suíça permanece a um nível elevado". Na avaliação do BC, a apreciação maciça do franco representa "uma grande ameaça à economia suíça e traz o risco de um evento deflacionário".

Dessa forma, disse a autoridade monetária, o objetivo do BC suíço é o enfraquecimento do franco de maneira substancial e sustentada. "Com efeito imediato, não vai ser mais tolerado uma taxa abaixo do mínimo de 1,20 franco", salientou em comunicado.

O banco central suíço destacou que pode agir novamente se houver necessidade por causa do cenário econômico e riscos deflacionários. O BNS anunciou três intervenções em agosto para tentar conter a progressão do franco, cuja cotação disparou, prejudicando as exportações suíças.

Após o anúncio, o euro passou de 1,10 franco a 1,21. O dólar também registrava alta, a 0,85 centavos de franco, contra 0,78.

Com informações da France Presse e do Valor Online

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir