Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-09-2011

Parque da Pedra Azul é fechado devido ameaça de incêndio, no ES
O serviço volta ao normal nesta sexta-feira (9). Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o fogo não atingiu a unidade
Parque da Pedra Azul é fechado devido ameaça de incêndio, no ES
Foto: www.g1.com

O incêndio que ocorreu nas proximidades do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado em Domingos Martins, foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (5). Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o fogo não atingiu a unidade, mas permanece fechada para visitas até quinta-feira (8), com previsão de voltar ao funcionamento na sexta-feira (9).



De acordo com a secretaria, o atendimento ao público precisou ser interrompido em função do monitoramento da região atingida pelo fogo, que está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com as equipes dos Parques Estaduais da Pedra Azul, Forno Grande e Mata das Flores.



Desde domingo (4), quando o incidente foi identificado, a situação é de alerta visando a evitar o surgimento de novos focos, identificar situações de risco e prontidão para o primeiro combate ao fogo, caso seja necessário. 



A equipe do Pepaz realiza um trabalho de conscientização com as comunidades do entorno da unidade durante o período de estiagem. Nesta semana, a abordagem será intensificada. Cabe ressaltar, que devido à falta de chuva, a Trilha das Piscinas Naturais está interditada desde o mês de agosto por falta de água.



O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) conta com o auxílio da população para denúncias sobre incêndios em áreas naturais protegidas, que inclusive podem ser realizadas em anonimato.

O telefone do órgão é (27) 3136-3492. Os contatos da Polícia Ambiental são: (27) 3336-4515 e (27) 3238-1385.

Combate
As equipes das Unidades de Conservaão (UCs) gerenciadas pelo Iema foram capacitadas por meio do PREVFOGO, curso do Ibama para formação de brigadistas. Além disso, os Parques Estaduais estão equipados com abafadores, extintores, mangueiras, conjunto de combate a incêndios para caminhonete, motosserras com kits resgate, foices, machados, entre outros equipamentos de primeira resposta.



O Estado conta ainda com o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines), que tem como objetivo a proteção das UCs e seu entorno, Áreas Prioritárias para Conservação da Mata Atlântica no Espírito Santo e Áreas de Preservação Permanente (APP).



As ações são coordenadas por representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e do Iema, sendo realizadas em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Casa Militar do Governo do Estado; Polícia Militar (PMES); Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/ES); e Ibama.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir