Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-09-2011

TPII condena a 27 anos de prisão ex-comandante do Exército iugoslavo
Perisic é o único comandante iugoslavo condenado pelo massacre de Srebrenica
TPII condena a 27 anos de prisão ex-comandante do Exército iugoslavo
Foto: AFP, Peter Dejong

HAIA — Principal autoridade militar da antiga Iugoslávia, Momcillo Perisici, foi condenado nesta terça-feira pelo Tribunal Penal Internacional para a Iugoslávia (TPII) a 27 anos de prisão por crimes contra a Humanidade e crimes de guerra pelo massacre de Srebrenica.

Perisic, 67 anos, comandou o Estado-Maior do Exército iugoslavo entre 1993 e 1998.

Ele foi julgado em Haia pelo TPII por seu papel no cerco da capital bósnia Sarajevo (1992-1995), pelo bombardeio de Zagreb por parte dos sérvios da Croácia em maio de 1995 e pelo massacre de 8.000 muçulmanos em Srebrenica, leste da Bósnia, em julho de 1995.

"Por estes crimes, a corte o condena, majoritariamente, a uma pena de 27 anos de prisão", declarou o juiz Bakone Moloto em uma audiência em Haia, sede do TPII.

Segundo o TPII, Perisic forneceu oficiais, armas e ajuda logística ao Exército dos Sérvios da Bósnia (VRS) e ao SVK, Exército da Krajina Sérvia (entidade sérbia autoproclamada na Croácia), sabendo que eles cometeriam crimes.

"O general Perisic continuou fornecendo ajuda durante meses, apesar de ter sido informado dos crimes do VRS", afirmou o juiz, ao ler um resumo da sentença.

Momcilo Perisci foi considerado culpado de 12 acusações, entre elas assassinatos, perseguições por motivos políticos, raciais e religiosos, e ataques contra civis.

Apesar de ter sido condenado por assassinado no massacre de Srebrenica, foi absolvido da acusação de "extermínio" neste caso, já que o tribunal considerou que ele não poderia prever que os sérvios da Bósnia iriam exterminar homens e adolescentes muçulmanos na localidade.

Perisic, que se declarou inocente, se entregou voluntariamente em 7 de março de 2005 ao TPII. O julgamento teve início em 2 de outubro de 2008.

No dia 29 de março, a promotoria solicitara uma pena de prisão perpétua para Perisic, um dos principais colaboradores de Slobodan Milosevic, o ex-presidente iugoslavo que faleceu em sua cela de Haia em 2006.

Perisic é o único alto comandante iugoslavo condenado pelo TPII pela matança de Srebrenica, já que Milosevic morreu durante o julgamento em Haia.

As outras 18 pessoas detidas pelo TPII no massacre de muçulmanos em Srebrenica são, em sua maioria, sérvios da Bósnia.

Outros subordinados de Perisic já foram julgados pelo TPII, entre eles o general do VRS Stanislav Galic, condenado em segunda instância à prisão perpétua em novembro de 2006 por uma "campanha de terror contra a população civil" durante o cerco de Sarajevo.

TPII condena a 27 anos de prisão ex-comandante do Exército iugoslavo

Perisic é o único comandante iugoslavo condenado pelo massacre de Srebrenica


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir