Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2011

Roberto Carlos clama por paz em show em Jerusalém
Para cerca de 6 mil pessoas, o anfiteatro Sultan?s Pool praticamente lotado, inteiramente vestido de branco, Roberto Carlos pediu paz aos pés da cidadela do Rei David, fundador de uma nação.
Roberto Carlos clama por paz em show em Jerusalém
Foto: www.dgabc.com.br

Para cerca de 6 mil pessoas, o anfiteatro Sultan?s Pool praticamente lotado, inteiramente vestido de branco, Roberto Carlos pediu paz aos pés da cidadela do Rei David, fundador de uma nação. E inaugurou uma tradição brasileira em Jerusalém na noite de ontem. Entre 80% a 90% da plateia era brasileira, gente segurando cartazes como "Shalom Bahia", "Belém do Pará em Israel", gritando "Eu te amo", usando camisas do Flamengo ou do Botafogo e entoando corais imensos para canções muito conhecidas. No Brasil.

"A cidade do Rei David saúda o Brasil na sua independência", disse o prefeito da cidade, Nir Barkat, em mensagem no telão, antes do início do show, que teve 24 canções. "Os convido para voltar no ano que vem", afirmou Barkat, o que sugere uma Operação Israel 2 em 2012. Se for verdade, os lojistas da Cidade Velha vão fazer festa, já que os brasileiros agitaram o comércio nesses dias que precederam o show.

"Dezessete vezes destruída e 18 vezes reconstruída, Jerusalém é a cidade do amor, que nada pode aniquilar", afirmou a apresentadora Glória Maria, que chorou na introdução do show e recebeu beijos e uma rosa do cantor. Ela também dançou com o artista no meio da execução de "Unforgettable", sucesso de Nat King Cole. "Dançar com a Glorinha? Um privilégio", afirmou o músico.

"Cantar é uma forma de oração", discursou o cantor. "Aqui em Jerusalém, entre dois desertos, um milagre aconteceu. Aqui, nasceu Jesus." Na plateia, famosos como Tom Cavalcante, Regina Casé e Bia Aydar, empresários como João Dória Jr. e Pedro Sirotsky, e muitos fãs, como a médica Esther Longman, de 90 anos, do Recife, que veio a Jerusalém de cadeira de rodas.

Mesmo de forma ingênua, Roberto Carlos foi ousado em sua mensagem. Pediu paz em forma de canções e também nos seus breves discursos. A primeira música na qual ele aludiu diretamente aos conflitos entre judeus e palestinos foi "Pensamentos", que nunca entrava nos repertórios de seus shows recentes. A letra diz: "É que flores diferentes vivem juntas." Antes de cantar "Eu Quero Apenas" (Um Milhão de Amigos), ele elogiou a cidade na qual convivem judeus e muçulmanos: "Cada cor tem seu valor, mas, quando as cores estão juntas, o quadro fica muito mais bonito."

O cantor arriscou-se em "Jerusalém de Ouro", música que cantou em português e hebraico, com a ajuda de uma orquestra de cordas e um coral israelense. Brasileiros que moram em Israel e israelenses presentes diziam que o hebraico dele estava perfeito. Às 22h30, ele cantou "Jesus Cristo" e jogou as rosas que beijava para a plateia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir